Lasanha de Frango (massa caseira!)

March 6, 2015

 

Lasanha de frango com massa caseira! 

 

Para montar essa lasanha, preparei frango desfiado, molho vermelho, molho branco e fiz a massa. Obviamente que a mesma receita pode ser reproduzida com a massa comprada pronta. Eu preferi fazer a massa para dar um toque especial a receita. Não é tão difícil de fazer e o sabor é incrível! 

 

 

Vou indicar ingredientes e modo de preparo por etapas. 

 

RECHEIO: FRANGO DESFIADO

 

1 peito de frango

sal + pimenta

azeite

2 tabletes de caldo de galinha

 

fatias de queijo mozzarella

queijo parmesão ralado

 

Cozinho o frango na panela de pressão (tempero com sal e pimenta do reino) por meia hora. Desligo a panela e tiro toda a pressão antes de abrir a panela. Escorro a água, volto a fechar a panela e dou umas boas sacudidas. E já! O frango já está desfiado! Depois, coloco um pouco de azeite na frigideira, dois tabletes de caldo de galinha e dou uma refogada no frango. 

 

 

MOLHO VERMELHO

 

1 lata de tomates em cubos (ou +/- 5 tomates)

alho

1 cenoura 

azeite

sal + pimenta

 

Coloco azeite numa frigideira, amasso uns dentes de alho e levo pra dourar. Quando o alho já está dourado acrescento a cenoura ralada e deixo dar uma refogada. Quando a cenoura já está murchinha, despejo os tomates batidos. Usei uma lata de tomate picados e triturei no mixer, mas pode usar tomates frescos também. Usando tomates frescos o molho vai demorar um pouco mais para engrossar. Quando o molho já está encorpado, tempero com sal e pimenta do reino. Assim que o molho atingir uma consistência mais grossinha, quase uma pasta, tiro a frigideira do fogo. 

 

MOLHO BRANCO

 

2 cebolas médias picadas

½ xícara de leite em pó

3 colheres de farinha de trigo

1 lata de creme de leite

sal + pimenta

 

Piquei as cebolas de modo aleatório e coloquei para cozinhar com um dedo de água cobrindo as cebolas. Quando as cebolas já estão transparentes, acrescento o leite em pó e a farinha de trigo e bato essa mistura (usei o mixer, mas pode usar o liquidificador). Incorporo o creme de leite e tempero com sal e pimenta a gosto. 

 

 

MASSA

 

200 gramas de farinha de trigo

2 ovos inteiros

6 gemas

 

Numa vasilha, misturo os ovos e a farinha com um garfo até ir formando uma massa. A medida de farinha pode variar de acordo com o tamanho dos ovos. Se você perceber que a mistura está muito mole e não tem consistência de massa, pode ir acrescendo farinha até obter o ponto desejado. Quando a massa já estiver pesada para mexer com o garfo, continuo amassando com as mãos até obter uma massa bem homogênea.

 

A massa tem que desgrudar das mãos facilmente, ser maleável e não extremamente dura.  Começo abrindo a massa com um rolo de macarrão até formar tiras. Depois, uso um acessório da batedeira para massas caseiras para afinar ainda mais as tiras. Dá pra afinar usando somente o rolo. É um pouco mais demorado, mas também funciona. 

 

Quando as massas já estão esticadas e fininhas, meço o tamanho da minha travessa com um palito e tento cortar faixas de tamanho similar. Quando termino, junto os pedacinhos que sobraram e vou remendando até formar uma nova faixa. 

 

Numa panela com bastante água fervente, despejo um pouco de azeite, sal e gentilmente coloco as massas da lasanha. Deixo cozinhar por 5 minutos e escorro. 

 

MONTAGEM

 

Agora já podemos começar a montagem da nossa lasanha! 

 

Recapitulando os ingredientes: frango desfiado, molho branco, molho vermelho, queijo mozzarella fatiado e massas! 

 

 

A ordem de camadas é: 

 

 

Molho vermelho

Massa

Molho branco

Queijo

Massa

Molho vermelho

Frango

Molho branco

Massa

Molho vermelho

Queijo

Massa

Molho branco

Frango

Massa

Molho Branco

Molho vermelho

Queijo parmesão

 

Levar ao forno para derreter o queijo e servir com queijo parmesão ralado. 

 

Tempo de preparo: 2 ½ horas

Rendimento: 1 travessa de lasanha (aproximadamente 20cm x 20cm) montada e massas suficientes para uma segunda lasanha. Para montar somente uma lasanha, as medidas para a massa seriam: 1 ovo inteiro, 3 gemas e 100 gramas de farinha (acrescentar farinha até atingir o ponto desejado). A massa de lasanha pronta pode ser congelada. 

 

Aqui algumas fotos da lasanha pronta:

 

 

Abaixo o vídeo do preparo:

 

 

 

P.S. Espero que vocês tenham gostado da receita e do vídeo. Aproveito esse espaço para agradecer o carinho, os comentários e dizer que o saldo da primeira semana foi extremamente positivo! MUITO OBRIGADA! ☺

 

Please reload

Posts Destaque

Nhoque suflê de espinafre!

May 26, 2017

1/10
Please reload

Posts Recentes

April 6, 2017

Please reload

Busca palavra-chave
Arquivo
Please reload

Instagram