Feijão do caldo grosso!

March 10, 2015

 

Esse post é dedicado especialmente para minha amiga Bella, que adora um feijão do caldo grosso! :)

 

Aqui em casa não fazemos distinção entre feijão preto e feijão carioquinha. Gostamos dos dois! Logo que me casei fazia arroz e feijão todos os dias. Agora que já estamos morando fora do Brasil há 6 anos, perdemos um pouco o costume de comer feijão diariamente. Mas sempre que bate aquela saudade do Brasil e não dá pra pegar o primeiro avião e ir pra casa, é com um bom prato de arroz, feijão, picadinho e farofa que a gente diminui essa saudade!

 

Eu sempre faço feijão na panela de pressão. Pras amigas que tem medo de uma panela de pressão, supera, gente! Ela é uma super aliada na cozinha. Não deixo o feijão de molho. Depois de separar qualquer grãozinho que não esteja bom, lavo o feijão no escorredor de macarrão mesmo, coloco na panela de pressão e levo para cozinhar.

 

 

Para essa quantidade de feijão que dá pra ver aí na panela usei 3 xícaras de feijão. Aqui em casa somos só duas pessoas, então depois de cozido, eu sempre divido em três porções e congelo pelo menos duas, se não acaba estragando.

 

INGREDIENTES:

 

3 xícaras de feijão

água

2 dentes de alho

1 colher de farinha de trigo

[azeite + sal + pimenta]

 

Coloco o feijão já lavado na panela de pressão e cubro com água (mais ou menos dois dedos acima do nível do feijão). Acrescento um fio de azeite, fecho a panela e coloco para cozinhar em fogo alto até começar a fazer o barulhinho de pressão da panela. Abaixo o fogo e deixo cozinhar por meia hora. Desligo o fogo, espero a pressão sair e abro a panela. Quando abro a panela, já ligo o fogo novamente e deixo o feijão levantar fervura com a panela destampada. Nesse momento tempero com sal e pimenta da reino. Numa frigideira, douro o alho num fio de azeite e acrescento uma colher de farinha de trigo. Essa mistura vai formar tipo uma pastinha. Despejo na panela do feijão e mexo com uma colher de pau até ter certeza que qualquer bolinha que se formou seja desmanchada. Caso o caldo ainda esteja ralo, deixar cozinhando em fogo baixo com a panela destampada até o caldo engrossar. Desse modo, os grãos não se destroem e o resultado é um feijão do caldo grosso! 

 

 

 

Acho que, mais que tudo, o segredo do feijão do caldo grosso é a paciência. Deixa ele ferver com a panela destampada que o caldo vai engrossar! Essa truque da colherada de farinha de trigo é o segredo da minha mãe. Agiliza o processo e não compromete o sabor. Mas, se colocar mais que uma colherada de farinha, já vai deixar o feijão esbranquiçado e não vai mais ter o sabor de feijão fresquinho.

 

 

Bom apetite! 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Posts Destaque

Nhoque suflê de espinafre!

May 26, 2017

1/10
Please reload

Posts Recentes

April 6, 2017

Please reload

Busca palavra-chave
Arquivo
Please reload

Instagram