• Luisa Zuffo

Pão caseiro!


DSC_6541.JPG

A receita de hoje é muito especial para mim. Se quando sentimos saudade do Brasil a gente come arroz e feijão, quando sinto muita saudade da minha mãe eu quero um pão caseiro, ainda quentinho com manteiga.

Hoje é o aniversário da minha mãe e decidi fazer essa receita e saborear pensando nela já que mais uma vez estamos longe nessa data. (Beijos, mãe! =*)

Esse pão tem o gostinho da minha infância. Vamos lá:

INGREDIENTES:

1 kg de farinha de trigo

4 colheres (sopa) de açúcar

2 colheres (chá) de sal

2 colheres de sopa de manteiga

1 pacotinho de fermento biológico (*)

500 ml de água morna

(*) O fermento biológico para pães é diferente do fermento químico usado para bolos em geral (também conhecido como royal). O fermento químico é um pozinho branco, bem fininho que reage fazendo a massa crescer já dentro do forno. O fermento biológico são grãozinhos bege-acinzentados que reagem na massa antes mesmo de ir para o forno. Por isso, a massa de pão por exemplo fica descansando, cresce e só depois de crescida vai ao forno. Fermento biológico seco pode ser encontrado em pacotinhos de 10 gramas, medida geralmente usada para 1 kg de farinha.

MODO DE PREPARO

Numa bacia grande para ter espaço para manusear a massa, misturo os ingredientes secos: farinha, açúcar, sal e fermento biológico. Junto a manteiga e a água morna e com a ajuda de uma colher incorporo todos os ingredientes. Quando essa mistura já está formando uma ‘bola’ de massa, começo a amassar com as mãos. Vou sovando (sovar = amassar a massa com as mãos fortemente contra uma superfície lisa) a massa até obter uma massa 100% homogênea. Formo uma bola, coloco numa bacia, cubro e deixo descansar por aproximadamente 1 hora.

DSC_6542.JPG

Massa descansando!

DSC_6546.JPG

Massa crescida!

Quando essa massa já está crescida, dou umas amassadas para que ela volte ao tamanho normal e divido em quatro partes iguais.

Começo a passar a massa no cilindro até obter uma massa bem lisinha e então moldo os pães. Sei que muita gente não vai ter cilindro em casa. Dá pra fazer esse processo sovando na mão também. Vai dar mais trabalho e quanto menos sovada a massa, menos fofinho vai ficar o pão. Quanto termino de cilindrar as quatro partes de massa e coloco os pães em formas já untadas, cubro novamente e deixo a massa descansando por aproximadamente 1 hora.

DSC_6549.JPG

Pães enformados para crescer!

DSC_6550.JPG

Pães crescidos!

Depois desse período, a massa já estará crescida novamente e os pães prontos para ir ao forno! Coloco os pães para assar em forno pré-aquecido em 180 °C por 45 minutos. Quando os pães já estiverem coradinhos e o cheiro de pão invada a sua casa, é um sinal de que os pães já estão prontos!

Tempo de preparo: Aproximadamente 3 horas e 30 minutos.

Rendimento: 4 pães médios

Vídeo da preparação:

Pão caseiro prontinho! Já podemos coar o café e nos deliciarmos com uma fatia de pão com manteiga, ou chimia (como se diz no Sul), ou queijo e salame! =)

Bom apetite!

DSC_6556.JPG

DSC_6560.JPG

DSC_6562.JPG

Posts Destaque
Posts Recentes
Busca palavra-chave
Arquivo