- Luisa Zuffo
Pão caseiro!

A receita de hoje é muito especial para mim. Se quando sentimos saudade do Brasil a gente come arroz e feijão, quando sinto muita saudade da minha mãe eu quero um pão caseiro, ainda quentinho com manteiga.
Hoje é o aniversário da minha mãe e decidi fazer essa receita e saborear pensando nela já que mais uma vez estamos longe nessa data. (Beijos, mãe! =*)
Esse pão tem o gostinho da minha infância. Vamos lá:
INGREDIENTES:
1 kg de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (chá) de sal
2 colheres de sopa de manteiga
1 pacotinho de fermento biológico (*)
500 ml de água morna
(*) O fermento biológico para pães é diferente do fermento químico usado para bolos em geral (também conhecido como royal). O fermento químico é um pozinho branco, bem fininho que reage fazendo a massa crescer já dentro do forno. O fermento biológico são grãozinhos bege-acinzentados que reagem na massa antes mesmo de ir para o forno. Por isso, a massa de pão por exemplo fica descansando, cresce e só depois de crescida vai ao forno. Fermento biológico seco pode ser encontrado em pacotinhos de 10 gramas, medida geralmente usada para 1 kg de farinha.
MODO DE PREPARO
Numa bacia grande para ter espaço para manusear a massa, misturo os ingredientes secos: farinha, açúcar, sal e fermento biológico. Junto a manteiga e a água morna e com a ajuda de uma colher incorporo todos os ingredientes. Quando essa mistura já está formando uma ‘bola’ de massa, começo a amassar com as mãos. Vou sovando (sovar = amassar a massa com as mãos fortemente contra uma superfície lisa) a massa até obter uma massa 100% homogênea. Formo uma bola, coloco numa bacia, cubro e deixo descansar por aproximadamente 1 hora.

Massa descansando!

Massa crescida!
Quando essa massa já está crescida, dou umas amassadas para que ela volte ao tamanho normal e divido em quatro partes iguais.
Começo a passar a massa no cilindro até obter uma massa bem lisinha e então moldo os pães. Sei que muita gente não vai ter cilindro em casa. Dá pra fazer esse processo sovando na mão também. Vai dar mais trabalho e quanto menos sovada a massa, menos fofinho vai ficar o pão. Quanto termino de cilindrar as quatro partes de massa e coloco os pães em formas já untadas, cubro novamente e deixo a massa descansando por aproximadamente 1 hora.

Pães enformados para crescer!

Pães crescidos!
Depois desse período, a massa já estará crescida novamente e os pães prontos para ir ao forno! Coloco os pães para assar em forno pré-aquecido em 180 °C por 45 minutos. Quando os pães já estiverem coradinhos e o cheiro de pão invada a sua casa, é um sinal de que os pães já estão prontos!
Tempo de preparo: Aproximadamente 3 horas e 30 minutos.
Rendimento: 4 pães médios
Vídeo da preparação:
Pão caseiro prontinho! Já podemos coar o café e nos deliciarmos com uma fatia de pão com manteiga, ou chimia (como se diz no Sul), ou queijo e salame! =)
Bom apetite!


