Filé ao molho de queijo azul!

March 19, 2015

 

Quando comecei o blog e falei para minhas amigas que precisava de sugestões de receitas, todas foram muito solícitas e começaram a contribuir não só sugestões, mas também receitas! A receita de hoje é da Bárbara e da Carol, que foram extremamente cuidadosas e participaram de todo o processo por whatsapp! :)

 

INGREDIENTES

 

400 gramas de filé (ou a carne da sua preferência)

100 gramas de queijo azul (gorgonzola, por exemplo)

300 ml de creme de leite

1 cebola

2 dentes de alho

azeite

[sal + pimenta]

 

MODO DE PREPARO

 

Coloco os dentes de alho amassados e o azeite numa frigideira e deixo dourar. Retiro os dentes de alho e acrescento a carne já cortada em tirinhas. Tempero com sal e pimenta. Aqui a dica é usar uma frigideira com um diâmetro maior para que as tirinhas de carne não fiquem amontoadas e se distribuam de forma parelha no fundo da frigideira. Assim a carne vai soltar menos líquido e consequentemente ficar mais macia. Deixo a carne ficar bem douradinha mexendo de vez em quando com uma colher de pau. Quando a carne já está bem “fritinha”, acrescento uma cebola picada em cubinhos (corte brunoise – aprendi na primeira aula do curso!) e deixo dourar. Quando a cebola adquirir um aspecto meio transparente já é hora de colocar o queijo. O queijo forma uma "pastinha" primeiro e depois começa a derreter. Com o queijo já derretido, acrescento então o creme de leite, incorporo todos os ingredientes e desligo o fogo. Está pronto para servir! Usei apenas 100 gramas de queijo azul porque aqui em casa preferimos um molho mais suave. Foi um sucesso absoluto!

 

 

 

Para acompanhar preparei retângulos de polenta “como se fosse frita” (mas é assada!). Cortei tirinhas de polenta, (que fiz bem firme e já estava fria), reguei com um fio de azeite, salpiquei alecrim e levei ao forno por aproximadamente 30 minutos. Coloquei as tiras de polenta em cima de uma gradezinha dentro da assadeira, dessa forma não precisei virar os pedaços de polenta e ela ficou com todos os lados crocantes. 

 

Tempo de preparo: 40 minutos (filé + gratinar polenta)

Rendimento: 2 porções

 

Bom apetite! :)

 

 

 

 

Please reload

Posts Destaque

Nhoque suflê de espinafre!

May 26, 2017

1/10
Please reload

Posts Recentes

April 6, 2017

Please reload

Busca palavra-chave
Arquivo
Please reload

Instagram