Rocambole de doce de leite!

March 27, 2015

 

A massa do rocambole é exatamente a mesma massa da receita do bolo de banana (primeiro post do blog – link AQUI).  Mas o doce de leite... é doce de leite uruguaio, e depois de 6 meses testando várias marcas e degustando os diferentes doces de leite disponíveis no mercado, já digo que é o melhor doce de leite do mundo! Embora sempre tenha sido fã de leite condensado cozido na panela de pressão, devo admitir que a consistência e o sabor do doce de leite uruguaio me conquistaram! Ele é um pouco mais escuro e bem denso, e é delicioso! Aposto que vocês já estão com água na boca nesse momento. Então vamos lá!

 

INGREDIENTES:

 

150 gramas de farinha

150 gramas de açúcar

4 ovos

½ xícara de leite

2 colheres de chá de fermento

1 colher de chá de essência de baunilha

1 pitada de sal

 

RECHEIO:

500 gramas de doce de leite (ou 1 lata de leite condensado)

[açúcar refinado]

 

 

 

MODO DE PREPARO

 

Pré-aqueço o forno a 180°C. Na batedeira, junto os ovos, o açúcar, o sal e a essência de baunilha e bato até formar um creme esbranquiçado e fofo. Acrescento o leite, a farinha e o fermento em pó e incorporo essa mistura delicadamente.

 

Unto a forma e forro com o papel manteiga. Despejo a massa e dou uma emparelhada com uma espátula e levo pro forno por aproximadamente 15 minutos. E tem que ficar de olho, dependendo do forno, vai estar pronto em 12 minutos. Quando eu começo a perceber que as bordinhas estão ficando douradas, eu espeto a região central da forma e, se o palito sai limpinho, o forno já pode ser desligado.  

 

Com o bolo ainda morno, tiro do forno e transfiro com papel manteiga e tudo para um pano de prato limpo aberto e faço um rolinho para a massa adquirir o formato do rocambole. É importante fazer isso com a massa ainda morna, porque com o bolo frio a massa fica menos maleável e é mais fácil de rachar. Deixo essa massa descansar um pouquinho enrolada. Desfaço o rolinho, espalho o doce de leite por toda a superfície do bolo e volto a enrolar, dessa vez sem papel manteiga e sem pano de prato. Depois de enrolado, transfiro o rocambole para uma travessa, polvilho açúcar refinado em cima e é só esperar esfriar! Já está pronto pra servir! 

 

Vídeo do preparo:

 

 Bom apetite! :)

 

 

Please reload

Posts Destaque

Nhoque suflê de espinafre!

May 26, 2017

1/10
Please reload

Posts Recentes

April 6, 2017

Please reload

Busca palavra-chave
Arquivo
Please reload

Instagram