top of page
  • Luisa Zuffo

Panquecas!


panquecas prontas 1.JPG

Panqueca pra mim é sinônimo de comida caseira. Comida de casa de mãe. Comida que não passou pelo raio gourmetizador e portanto, não é crepe! :)

Na casa da minha mãe panqueca sempre tem recheio de carne moída. Depois de definir que panquecas seriam o cardápio do dia vi, que não tinha carne moída e resolvi adaptar! Tinha um pedaço de carne em casa que fiz na frigideira e deixei cozinhando lentamente até ficar bem macio para preparar um recheio de carne desfiada.

panquecas ingredientes.JPG

INGREDIENTES:

2 xícaras de farinha

2 xícaras de leite

2 ovos

2 colheres de açúcar

2 colheres de azeite

1 pitada de sal

MODO DE PREPARO

Bato todos os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura bem homogênea. Aqueço uma frigideira antiaderente (como a da foto) e unto com azeite. Despejo a mistura de panqueca bem no centro da frigideira e inclino a frigideira para os lados de forma que a massa se espalhe no fundo da frigideira. Quando as bordinhas da massa começam a ficar douradinhas, é hora de virar a panqueca. Esse é o momento de praticar todas as habilidades de jogar a panqueca pra cima e virar no ar. Ou, com a ajuda de uma espátula, a panqueca pode ser virada facilmente e sem lambança. Para virar com uma espátula é importante que a parte de cima da panqueca (a que não está em contato com o fundo da frigideira) já não esteja tão líquida. Por isso a massa não deve ser tão grossa e deve estar bem espalhada na frigideira. Aqui em casa, a preferencia é por panquecas mais massudas, então as minhas não estavam extremamente finas. Quanto mais líquida a mistura, mais finas ficarão as panquecas. Para obter uma mistura mais fina é só acrescentar um pouco mais de leite. Enfim, depois de repetir o processo até terminar a massa, tenho uma montanhazinha de panquecas prontas para serem recheadas.

Para rechear, eu coloco uma fatia de queijo, um pouco de recheio (nesse caso, carne desfiada) e enrolo a panqueca até formar um rolinho. Vou acomodando as panquecas numa travessa e, quando termino, coloco fatias de queijo e o restante da carne por cima. Levo ao forno pré-aquecido para derreter o queijo por aproximadamente 10 minutos e estão prontas para servir!

Rendimento: aproximadamente 10 panquecas

Tempo de preparo: 40 minutos

Fotos do preparo:

panquecas.JPG

enrolando panquecas 1.JPG

enrolando panquecas 2.JPG

panquecas enroladas.JPG

Bom apetite!

panquecas prontas.JPG

Posts Destaque
Posts Recentes
Busca palavra-chave
Arquivo
Instagram
bottom of page