Bolo de chocolate – Naked cake!

April 7, 2015

 

Claro que, para comemorar o primeiro mesversário, do blog eu tinha que fazer um naked cake! Fiz o bolinho de chocolate base e o recheio era um clássico brigadeiro! Também teve participação especial da minha amiga Mari! 

 

INGREDIENTES:

 

4 ovos

150 ml de leite

60 gramas de manteiga (temperatura ambiente)

1 xícara bem cheia de açúcar mascavo

1 colher de chá de essência de baunilha

1 ½ xícara de farinha

¼ xícara de chocolate em pó

1 colher de sopa de fermento

1 pitada de sal

 

MODO DE PREPARO:

 

Pré-aqueço o forno a 180 °C. Eu fiz na batedeira, mas esse bolo pode ser feito na mão sem muito trabalho. Na tigela da batedeira, adiciono o açúcar, a manteiga, os ovos, o leite, o sal e a essência de baunilha e bato com o batedor plano até misturar bem todos os ingredientes (a manteiga que usei não estava em temperatura ambiente e tive que terminar de misturar com um fouet). Incorporo a farinha, o chocolate e o fermento e misturo delicadamente até obter uma massa homogênea. Coloco na forma já untada e levo para assar por aproximadamente 35 minutos. Quando espeto com um palito e ele sai limpo, já está pronto o bolo!

 

Depois de assado, deixo o bolo esfriar e divido ele no meio para rechear!

 

Como recheio, fiz um brigadeiro clássico. O segredo dos recheios de naked cakes (ou bolos pelados) é que tem que ser consistente, para dar “liga”. Se o creme usado no recheio for muito líquido, vai escorrer todo para fora do bolo, fazer uma meleca e ainda deixar seu bolo pobre de recheio!

 

Se você quer um bolo com vários andares, é só fazer vários bolos. Para decorar, eu gosto muito de usar frutas vermelhas e polvilhar açúcar de confeiteiro. Nesse dia eu só tinha um cacho de uvas, mas dá para visualizar. :)

 

Vídeo do preparo: 

 

 

Bom apetite!!! 

 

 

 

 

 

Please reload

Posts Destaque

Nhoque suflê de espinafre!

May 26, 2017

1/10
Please reload

Posts Recentes

April 6, 2017

Please reload

Busca palavra-chave
Arquivo
Please reload

Instagram