Carne assada no forno!

April 10, 2015

 

O menu completo do almoço de Páscoa aqui em casa teve: carne assada no forno, arroz com bacon crocante, farofinha de ovos, mix de legumes, salada feita pela minha amiga Gi e bacalhau com batatas da minha amiga Aninha. Foi uma comilança só. Hoje coloco o último post do menu de Páscoa e vamos falar sobre a carne assada.

 

Eu usei contra-filé e como éramos bastante gente, usei quase 3 kgs de carne. 500 gramas são suficientes para duas porções.

 

INGREDIENTES:

 

contra-filé

aipo

cenoura

cebola

dente de alho

 

[azeite + sal + pimenta]

 

vinho do porto

vinho branco

caldo de carne

[louro + tomilho]

 

MODO DE PREPARO:

 

Retiro o excesso de gordura do pedaço de carne e preparo “bifes” grossos. Preparo a guarnição aromática picando o aipo, a cenoura e a cebola em pequenos cubos (o nome dessa mistura é mirepoix). Reservo e amasso o dentes de alho.  Preparo um caldo de carne desmanchando um cubinho de caldo de carne em aproximadamente 1 litro de água fervente.

 

Tempero a carne com sal e pimenta. Com uma frigideira bem quente, acrescento um pouco de azeite e coloco os bifes para selar dos dois lados. Acrescento o dente de alho amassado. Quando o bife já estiver dourado nos dois lados, coloco colheradas da mirepoix. Quando os vegetais já estão dourados, acrescento o vinho do porto e espero evaporar o álcool. Adiciono o louro, o tomilho e um pouco de vinho branco. Transfiro todo o conteúdo da frigideira para uma assadeira e repito o processo com todos os bifes. Quando termino de preparar os últimos pedaços de carne, completo a assadeira e acrescento o de caldo de carne até mais ou menos a metade dos pedaços de carne. Cubro com papel alumínio e levo para o forno por aproximadamente 2 horas e 30 minutos. Abro o forno depois de uma hora para verificar que ainda tenha líquido na assadeira. Caso o líquido diminua muito, acrescento mais caldo de carne. Aproximadamente meia hora antes de servir, retiro um pouco do caldo da assadeira, passo o caldo por um coador para tirar os vegetais e transfiro para uma panelinha onde deixo ferver até reduzir (ou seja, diminuir de volume) e formar um molho um pouco mais encorpado que o caldo. Retiro a carne do forno, faço fatias, arrumo numa bandeja para servir e despejo o caldo por cima. Decoro com folhas de louro e está pronto para servir. A consistência é extremamente macia. Quase não é necessário faca para cortar a carne pois ela se desmancha só com a pressão do garfo.

 

Observação: a mirepoix não é servida. Sua função é somente agregar sabor e aroma a carne.

 

Espero que tenham gostado do menu especial de Páscoa. Vale lembrar que esses pratos servem para qualquer ocasião, não só para Páscoa.

 

Aqui um vídeo do processo de preparo da carne para ilustrar um pouco melhor minha explicação:

 

 

Bom apetite! :)

 

 

 

 

Please reload

Posts Destaque

Nhoque suflê de espinafre!

May 26, 2017

1/10
Please reload

Posts Recentes

April 6, 2017

Please reload

Busca palavra-chave
Arquivo
Please reload

Instagram