Bolo Formigueiro! Viver Uruguay 3 anos!

April 14, 2015

 

O bolo dessa semana é mais do que especial! Recebi aqui na minha cozinha a querida Jamile, que escreve o blog Viver Uruguay. Quando soube que nos mudaríamos para o Uruguai, comecei a pesquisar sobre o país e meu afilhado me recomendou o blog. Jamile também é brasileira e mora aqui no Uruguai há mais ou menos três anos. O blog é leitura obrigatória para quem está com viagem marcada para cá. Tem roteiros da Ciudad Vieja, opções de destinos imperdíveis e dicas de restaurantes e lugares incríveis para ver o pôr do sol. É um blog de leitura agradável e sugestões de muito bom gosto.  Comecei a ler e não conseguia parar! Passei a seguir o perfil viver_uruguay no instagram e um dia comentei uma foto. Jamile respondeu! Trocamos algumas mensagens e números de telefone. Um dia, combinamos de nos encontrar na rambla e ficamos mais de duas horas batendo papo! Eu estava me sentindo uma stalker! Foi muito engraçado, porque ela tinha acabado de voltar de uma viagem que eu super tinha acompanhado nas redes sociais e era mega estranho ela falando: “fiz tal coisa...” e eu: “é, eu vi no insta”! hehehe.  Conheci também a Gabi e até a Mafalda já ficou de bate papo conosco na rambla. Depois disso, já fomos conhecer casas de chá em Carrasco e em Pocitos e fazer várias outras coisas. 

 

Não podíamos deixar de comemorar os três anos do blog Viver Uruguay e decidimos fazer um bolo! Afinal, tudo é um bom motivo pra fazer bolo! Foi um dia muito agradável. Gravamos não só a receita do bolo, mas também outra receita que em breve aparece por aqui.

 

Nos divertimos muito gravando e o bolo formigueiro ficou uma delícia!

 

 

 

INGREDIENTES:

 

1 ½ xícara de açúcar

3 colheres de manteiga

4 ovos

2 xícaras e farinha de trigo

1 xícara de leite

100 gramas de coco ralado

100 gramas de chocolate granulado (que aqui são bolinhas)

1 colher de sopa de fermento

 

MODO DE PREPARO:

 

Pré-aqueço o forno a 180 C. Derreto a manteiga. Na batedeira, bato a manteiga já derretida com o açúcar e acrescento as gemas uma a uma. Acrescento o leite. Transfiro a mistura para uma tigela e acrescento a farinha, o coco ralado e o chocolate granulado. Misturo delicadamente até que todos os ingredientes estejam bem incorporados e acrescento o fermento. Bato as claras em neve e adiciono à massa delicadamente. Transfiro a massa para uma forma redonda untada com manteiga e polvilhada e levo para assar por aproximadamente 35 minutos.

 

RECHEIO:

 

receita de brigadeiro clássica:

 

1 lata de leite condensado

2 colheres de sopa de chocolate em pó

1 colher de manteiga

 

COBERTURA

 

Ganache de chocolate:

 

150 gramas de gota de chocolate meio amargo

50 ml de creme de leite

10 gramas de manteiga

 

Coloco as gotas de chocolate no processador, aqueço o creme de leite até o ponto de fervura e despejo no chocolate. Fecho o processador e deixo tampado por 3 minutos. Ligo o processador e bato até derreter bem o chocolate (cuidado: se tiver muito líquido dentro do processador pode vazar e fazer meleca!). Acrescento a manteiga gelada em pedaços. E está pronta a ganache! Idealmente seria melhor esperar a ganache esfriar antes de usar. Como não esperei, a cobertura estava bem líquida. Para decorar simplesmente coloquei um pouco de chocolate granulado por cima!

 

Assistam o vídeo:

 

 

Desejo muitos outros anos para o blog Viver Uruguay! Que Jamile continue escrevendo e deixando todo mundo com vontade de conhecer o Uruguai! E agora, para deixar vocês com água na boca e com vontade de fazer esse bolo aqui algumas fotos:

 

 

Bom apetite! :)

 

 

 

 

 

momento #aloka

 

 

 

Sigam a Jamile por aí:

 

Blog: http://www.viveruruguay.com/

Instagram: https://instagram.com/viver_uruguay/
Página no Facebook: https://www.facebook.com/viveruruguai

 

 

Please reload

Posts Destaque

Nhoque suflê de espinafre!

May 26, 2017

1/10
Please reload

Posts Recentes

April 6, 2017

Please reload

Busca palavra-chave
Arquivo
Please reload

Instagram