Torta Pascualina | Uruguai

April 18, 2015

 

A receita de hoje também tem participação especial da Jamile. Para quem não viu nosso primeiro vídeo juntas, aqui está o link.

 

Por mais que a comida brasileira seja deliciosa e é sempre o que temos vontade de comer quando dá saudade do Brasil, nas nossas andanças mundo a fora não tem como não se encantar também com as delícias da culinária local. Cada país tem um sabor, um tempero e uma variedade de pratos típicos a ser explorado. Alguns mais similares com os nossos gostos, outros mais exóticos.

 

Para dar início a essa nova tag do blog, RECEITAS INTERNACIONAIS, achei que nada mais justo do que começar compartilhando com vocês uma receita que tem a cara do Uruguai. E para quem já pensou que seria uma carne, se enganou. Decidimos fugir do óbvio e não fazer um churrasco. Jamile, que é casada com um uruguaio e já mora aqui há um tempo, me ensinou como fazer uma Torta Pascualina. É uma torta de espinafre ou acelga que é bem tradicional por aqui.

 

A massa fiz com uma receita básica de torta salgada, (essa aqui, do meu amigo e chef Rafa) e o recheio ficou por conta da entendida do assunto, a Jamile!

 

Aqui tem a descrição dos ingredientes e do modo de preparo, mas não deixem de assistir também o vídeo!

 

 

INGREDIENTES 

 

MASSA:

 

4 xícaras de farinha de trigo

150 ml de creme de leite

100 g de manteiga

2 ovos

2 pitadas de sal

 

RECHEIO:

 

2 maços de espinafre (ou acelga)

1 cebola cortada em cubinhos

1 dente de alho picado

1 ovo

½ xícara de queijo ralado

[sal + pimenta + azeite]

[+ 4 ovos]

 

MODO DE PREPARO:

 

Coloco a farinha numa tigela e acrescento o sal. Pico a manteiga gelada e a incorporo na farinha desmanchando com os dedos até formar uma farofinha. Acrescento os ovos e o creme de leite e amasso até formar uma bola de massa homogênea. Divido a massa em duas partes e abro cada parte entre o plástico filme com um rolo de macarrão até ficar da espessura desejada. Unto a forma e forro com papel manteiga, acerto o papel manteiga na forma e corto o excesso de papel que ficou para fora da forma. Forro a forma e retiro o excesso de massa.

 

Recheio: Para preparar o recheio, coloco o espinafre numa panela com água fervente por aproximadamente 3 minutos. Retiro do fogo, escorro a água e, com a ajuda de uma centrífuga de salada, retiro o excesso de água do espinafre. Pico o espinafre e reservo. Refogo a cebola e o alho num fio de azeite e acrescento o espinafre picado. Retiro a mistura do fogo e acrescento o ovo cru e o queijo ralado.

 

Antes de colocar o recheio na forma, espeto a massa com um garfo. Despejo o recheio e, fazendo buraquinhos no recheio com as costas de uma colher, coloco quatro ovos crus dentro dos buraquinhos de recheio. Tempero com sal e pimenta e cubro com o restante da massa. Acerto as bordas para ficarem unidas, pincelo com uma gema e salpico gergelim.

 

Assistam o vídeo:

 

Jamile, muito obrigada por aceitar gravar esse vídeo comigo. Você e Gabi são sempre bem-vindas na minha cozinha! Já vamos pensando em novas receitas para gravar! Porque não um prato da culinária baiana!?

 

Bom apetite!  :)

 

E aqui fotos da torta:

 

 

 

Sigam a Jamile por aí:

 

Blog: http://www.viveruruguay.com/

Instagram: https://instagram.com/viver_uruguay/
Página no Facebook: https://www.facebook.com/viveruruguai

 

 

Please reload

Posts Destaque

Nhoque suflê de espinafre!

May 26, 2017

1/10
Please reload

Posts Recentes

April 6, 2017

Please reload

Busca palavra-chave
Arquivo
Please reload

Instagram