Bolo cascudo!

April 28, 2015

 

Eu e minha amiga Priscila seguimos a Marina no Instagram e sempre babamos nas guloseimas que aparecem na mesa de sobremesas da vó dela no almoço de domingo. Quando criei o blog e minhas amigas começaram a me mandar receitas deliciosas ou fazer pedidos especiais que gostariam de ver por aqui, Pri não pensou duas vezes quando encomendou esse bolo cascudo. Embora estamos morando longe uma da outra e a Pri não provou nem um pedacinho, a receita de hoje é especialmente para ela! E óbvio que essa generosa colherada de doce de leite também é dedicada à Pri, a pessoa mais doce que eu conheço, e essa doçura toda não tem nada a ver com a sagrada dose de açúcar que ela ingere diariamente.

 

Bom, vamos a receita. Marina já fez o bolo no blog dela e usou uma bolo de caixinha. Fiz um bolo básico para ilustrar o cascão por aqui.

 

 

 

INGREDIENTES:

 

4 ovos

2 xícaras de açúcar

3 xícaras de farinha de trigo

1 xícara de leite

1 colher de sopa de fermento

1 colher de sopa de manteiga

1 pitada de sal

1 colher de chá de essência de baunilha

 

[ + 1 xícara de açúcar para o cascão]

 

MODO DE PREPARO

 

Pré-aqueço o forno a 180 °C. Separo as claras das gemas. Bato as claras com aproximadamente ½ xícara de açúcar e uma pitada de sal. Reservo as claras em neve e, na mesma tigela da batedeira onde bati as claras, coloco as gemas, o restante do açúcar, a manteiga, a essência de baunilha e o leite. Quando a mistura está bem homogênea, adiciono a farinha e o fermento e misturo com o fuet. Incorporo as claras em neve e misturo delicadamente até obter uma massa lisinha. Transfiro a massa para uma forma redonda com furo no meio untada com manteiga. Por cima da massa, despejo 1 xícara de açúcar cobrindo toda a superfície do bolo. Levo para assar por aproximadamente 35 minutos. Depois de assado, retiro o excesso de açúcar que ficou soltinho na parte superior do bolo, tiro da forma e acomodo no prato de servir.

 

O açúcar que ficou por cima do bolo forma uma casca com textura similar ao do biscoito champanhe. É a quantidade ideal de açúcar para adoçar o dia de qualquer um! 

 

Quem provou o bolo, aprovou e repetiu! Pra ficar melhor, só se a Pri estivesse aqui perto e pudéssemos comer esse bolo juntas, tomando chá e jogando "bridge"! Hehehe

 

Tem vídeo do preparo aqui:

 

 

E aqui tem mais fotos:

 

Bom apetite! :) 

 

 

 

E agora um túnel do tempo, com fotos de junho/julho 2013, quando eu e Pri fizemos a famosa torta de brigadeiro da Tia Lilica (receita no blog da Marina aqui)! <3 

 

 

 E para finalizar: um ótimo meme da vó Ledinha! :)

 

 

 

Please reload

Posts Destaque

Nhoque suflê de espinafre!

May 26, 2017

1/10
Please reload

Posts Recentes

April 6, 2017

Please reload

Busca palavra-chave
Arquivo
Please reload

Instagram