- Luisa Zuffo
Bolo cascudo!

Eu e minha amiga Priscila seguimos a Marina no Instagram e sempre babamos nas guloseimas que aparecem na mesa de sobremesas da vó dela no almoço de domingo. Quando criei o blog e minhas amigas começaram a me mandar receitas deliciosas ou fazer pedidos especiais que gostariam de ver por aqui, Pri não pensou duas vezes quando encomendou esse bolo cascudo. Embora estamos morando longe uma da outra e a Pri não provou nem um pedacinho, a receita de hoje é especialmente para ela! E óbvio que essa generosa colherada de doce de leite também é dedicada à Pri, a pessoa mais doce que eu conheço, e essa doçura toda não tem nada a ver com a sagrada dose de açúcar que ela ingere diariamente.
Bom, vamos a receita. Marina já fez o bolo no blog dela e usou uma bolo de caixinha. Fiz um bolo básico para ilustrar o cascão por aqui.

INGREDIENTES:
4 ovos
2 xícaras de açúcar
3 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de leite
1 colher de sopa de fermento
1 colher de sopa de manteiga
1 pitada de sal
1 colher de chá de essência de baunilha
[ + 1 xícara de açúcar para o cascão]
MODO DE PREPARO
Pré-aqueço o forno a 180 °C. Separo as claras das gemas. Bato as claras com aproximadamente ½ xícara de açúcar e uma pitada de sal. Reservo as claras em neve e, na mesma tigela da batedeira onde bati as claras, coloco as gemas, o restante do açúcar, a manteiga, a essência de baunilha e o leite. Quando a mistura está bem homogênea, adiciono a farinha e o fermento e misturo com o fuet. Incorporo as claras em neve e misturo delicadamente até obter uma massa lisinha. Transfiro a massa para uma forma redonda com furo no meio untada com manteiga. Por cima da massa, despejo 1 xícara de açúcar cobrindo toda a superfície do bolo. Levo para assar por aproximadamente 35 minutos. Depois de assado, retiro o excesso de açúcar que ficou soltinho na parte superior do bolo, tiro da forma e acomodo no prato de servir.
O açúcar que ficou por cima do bolo forma uma casca com textura similar ao do biscoito champanhe. É a quantidade ideal de açúcar para adoçar o dia de qualquer um!
Quem provou o bolo, aprovou e repetiu! Pra ficar melhor, só se a Pri estivesse aqui perto e pudéssemos comer esse bolo juntas, tomando chá e jogando "bridge"! Hehehe
Tem vídeo do preparo aqui:
E aqui tem mais fotos:
Bom apetite! :)



E agora um túnel do tempo, com fotos de junho/julho 2013, quando eu e Pri fizemos a famosa torta de brigadeiro da Tia Lilica (receita no blog da Marina aqui)! <3


E para finalizar: um ótimo meme da vó Ledinha! :)
