• Luisa Zuffo

Batatas a la Riojana!


batata_com_linguiça_7.JPG

Já comentei por aqui que faço um curso de gastronomia na escola Gato Dumas. Embora já tenha aplicado algumas das técnicas que aprendi nas aulas em receitas aqui no blog, nunca fiz uma receita completa para postar.

As aulas práticas estão divididas em técnicas de cozimento, onde aprendemos como utilizar cada técnica preparando diferentes pratos, e em módulos específicos de cozinha étnica. A temática do primeiro módulo étnico foi cozinha basca. O país basco está situado ao norte da Espanha e tem uma gastronomia bem característica com forte presença de frutos do mar e peixes. Entretanto, também se destacam receitas com chorizo (linguiça) e jamón crudo (presunto).

A receita de hoje é tipo truque. Prática, rápida e com um sabor especial! Originário de uma região conhecida como La Rioja, esse prato é conhecido como papas a la riojana.

INGREDIENTES:

2 colheres de azeite de oliva

1 dente de alho

½ cebola

2 linguiças

2 batatas grandes

1 colher de páprica defumada

batata_com_linguiça.JPG

batata_com_linguiça_1.JPG

MODO DE PREPARO:

Corto as batatas em cubos e cozinho numa panela com água e sal. Numa frigideira com um pouco de azeite, douro a cebola cortada em fatias. Incorporo a linguiça cortada em rodelas e deixo cozinhar por aproximadamente 5 minutos. Acrescento as batatas cozidas. Adiciono a páprica defumada e coloco água até quase cobrir as batatas. Cozinho em fogo baixo até reduzir a quantidade de água pela metade. Sirvo em um prato fundo.

A páprica defumada dá uma cor e um sabor incrível para esse prato simples e delicioso.

Bom apetite! :)

batata_com_linguiça_2.JPG

batata_com_linguiça_3.JPG

batata_com_linguiça_4.JPG

batata_com_linguiça_5.JPG

batata_com_linguiça_6.JPG

batata_com_linguiça_8.JPG

Posts Destaque
Posts Recentes
Busca palavra-chave
Arquivo