'Empada' pingada!

May 5, 2015

 

Geralmente na terça-feira tem receita de bolo, mas hoje de manhã abri a geladeira e vi que não tinha leite! Saí para ir no supermercado rapidinho e voltei pra casa as 2:30PM. Aproveitei que já estava na rua para resolver várias pendências e o dia voou! Já não vou mais fazer o bolo hoje, mas não queria deixar a terça sem uma receita. Então, receita prática, truque, pra fazer rapidinho e uma ótima opção de lanche.

 

EMPADA PINGADA

 

Quem me deu essa receita foi a minha madrinha Elenara na última vez que fui ao Brasil (Jan. 2015). As empadinhas que ela fez estavam deliciosas. Eram menores do que as minhas e quando ela me deu a receita disse que se chamavam empadinhas pingadas. Não tenho forma de empadinhas, mas fiz uma versão na forma de cupcake que resultaram em empadas e não empadinhas. Minha versão também leva farinha integral! Eu já fiz duas vezes, é super fácil e são deliciosas! O recheio pode variar e fica a critério do freguês! Eu fiz com frango desfiado! 

 

 

 

INGREDIENTES:

 

3 ovos

1 xícara de leite

1 colherinha (café) de sal

¼ xícara de óleo vegetal (usei óleo de canola)

3 colheres de sopa de queijo ralado

2 xícaras de farinha integral

1 colher de sopa de fermento em pó

 

RECHEIO

 

1 peito de frango

1 tomate

1 cebola

temperos a gosto

[sal + pimenta + azeite]

 

 

 

MODO DE PREPARO

 

MASSA: Bato todos os ingredientes no liquidificador.

 

RECHEIO: Geralmente faço frango desfiado na panela de pressão. Já mostrei como aqui. Para essa receita foi diferente. Tempero o peito de frango com sal e pimenta. Coloco um pouco de azeite na frigideira e douro o frango dos dois lados. Espeto o frango com um garfo e com a ajuda de uma faca começo a ‘desfiar’ ou despedaçar o frango. Quando o frango já está  em pedaços, acrescento os temperos e acomodo o frango numa lateral da frigideira, coloco um pouco de azeite na lateral vazia e douro a cebola (picada em cubinhos). Quando a cebola já está dourada acrescento o tomate também picado em cubinhos. Para temperar usei uma mistura de pimentas desidratadas e um caldo de galinha. 

 

Para montar as empadinhas, unto a minha forma de cupcake com um pouquinho de azeite. Despejo diretamente da jarra do liquidificador uma quantidade de massa que cubra o fundo da forminha, acrescento colheradas generosas de recheio e completo as forminhas com o restante da massa.

 

Levo as empadas para assar em forno pré-aquecido a 180 °C por aproximadamente 30 minutos.

 

E já! 

 

preparo recheio 

empadas

 Bom apetite! :) 

 

Please reload

Posts Destaque

Nhoque suflê de espinafre!

May 26, 2017

1/10
Please reload

Posts Recentes

April 6, 2017

Please reload

Busca palavra-chave
Arquivo
Please reload

Instagram