Franguinho com molho de tomate!

May 8, 2015

 

Especialmente nessa semana de dia das mães deu vontade de comer uma comidinha com gostinho de comida de mãe. Franguinho com molho de tomate! Para acompanhar montei o prato com brócolis e arroz integral. Na casa da minha mãe com certeza os acompanhamentos seriam outros, com uma profusão de carboidratos diferentes. Arroz, purê de batata, mandioca e etc. As possibilidades são infinitas. Hehehe

 

Bom, o segredo nesse caso é um molho de tomate feito no capricho! Com tomates de verdade e muito sabor!

 

Essa receita é do Colégio de Gastronomia Gato Dumas e aprendi na aula essa semana.

 

 

MOLHO DE TOMATE

 

INGREDIENTES:

 

2 cenouras

2 cebolas médias

6 tomates

20 gramas bacon defumado (+/- 3 tiras)

2 dentes de alho

[salsa + tomilho + louro]

[1 colher de azeite + 1 colherada de manteiga]

2 colheres de sopa de farinha de trigo

2 colheres de sopa de extrato de tomate

[sal + pimenta]

 

MODO DE PREPARO

 

Lavo, descasco e corto em cubos (mirepoix) os vegetais. Retiro a pele e as sementes do tomate e corto em cubinhos. Reservo as sementes, que também serão utilizadas no molho. Fatio o bacon. Amasso os dentes de alho. Armo um bouquet Garni amarrando os talos de salsa, os raminhos de tomilho e a folha de louro.

 

Numa panela douro o bacon no azeite e na manteiga. Incorporo as cebolas e a cenoura e refogo até ficarem douradas. Adiciono o extrato de tomate e deixo cozinhar por aproximadamente 2 minutos. Agrego a farinha de trigo e incorporo bem com uma colher de pau. Adiciono os tomates em cubos, as sementes dos tomates e o alho. Cubro com água e coloco o bouquet Garni dentro da panela. Deixo ferver em fogo baixo por aproximadamente 1 hora. Mexo de vez em quando para evitar que a farinha grude no fundo da panela. Tempero com sal e pimenta. Retiro o bouquet Garni e uso um mixer para processar todo o molho. Poderia esperar esfriar e bater no liquidificador, mas é muito prático usar o mixer direto dentro da panela com o molho ainda quente. (Não esqueçam de retirar as ervas, pois elas podem travar as hélices do mixer ou do liquidificador – elas estão amarradas numa cordinha justamente para ser mais fácil retirá-las na hora de processar o molho)

 

***

 

SOBRECOXA DE FRANGO AO MOLHO PORTUGÊS

 

INGREDIENTES

 

3 sobrecoxas de frango

óleo de canola

[sal + pimenta]

 

MOLHO:

 

molho de tomate

1 cebola

½ pimentão vermelho

1 dente de alho

100 ml de vinho branco

[azeite + sal + pimenta]

 

MODO DE PREPARO

 

Tempero as sobrecoxas com sal e pimenta. Corto as cebolas em fatias. Corto o pimentão em tiras bem fininhas. Pico o alho bem pequeninho.

 

Coloco um pouco de óleo de canola numa panela e deixo ficar bem quente. Coloco as sobrecoxas de frango com a parte da pele para baixo e deixo dourar. Não é necessário mexer. Não quero que o frango solte água e sim que a pele fique crocante. Quando a pele já adquiriu um leve dourado, viro as sobrecoxas para que elas dourem do outro lado. Quando elas já estão douradas dos dois lados, retiro da panela, coloco numa assadeira e levo ao forno enquanto preparo o molho. Na mesma panela onde dourei o frango acrescento uma colherada de azeite e douro a cebola. Acrescento o pimentão. Refogo por aproximadamente 2 minutos. Acrescento o alho picadinho e o vinho branco. Espero o álcool evaporar (aproximadamente 3 minutos),  retiro as sobrecoxas do forno e volto elas para a panela. Cubro as sobrecoxas com o molho de tomate preparado previamente. Deixo ferver por aproximadamente 15 minutos em fogo baixo. E já! Prontinho um delicioso franguinho com molho de tomate!

 

Posso garantir que ficou com gostinho de comida de mãe! <3

 

Bom apetite!!! :)

 

E agora, a sequência de fotos ilustrando o passo-a-passo. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Posts Destaque

Nhoque suflê de espinafre!

May 26, 2017

1/10
Please reload

Posts Recentes

April 6, 2017

Please reload

Busca palavra-chave
Arquivo
Please reload

Instagram