Bolo de limão!

May 22, 2015

 

1 ½ xícaras de farinha de trigo

½ colher de chá de sal

1 colher de sopa de fermento em pó

¾ xícara de açúcar

½ xícara de leite

1/3 xícara de óleo de canola

1 ½ colher de chá de essência de baunilha

2 colheres de sopa de suco de limão

4 claras

raspas de 1 limão

 

 

MODO DE PREPARO

 

Pré-aqueço o forno a 180 °C. Numa tigela média, peneiro os ingredientes secos: farinha de trigo, fermento em pó e uma parte do açúcar (não é necessário peneirar todo o açúcar), adiciono o sal e reservo. Em uma segunda tigela, maior que a primeira, junto os ingrediente líquidos (leite, essência de baunilha, óleo de canola e suco de limão) e as raspas de limão. Bato as claras em neve com o restante do açúcar.

 

Na mesma tigela onde tenho a mistura dos ingredientes líquidos, acrescento um terço da mistura de secos  e um terço parte das claras. Incorporo com o fuet até obter uma massa homogênea. Novamente acrescento uma parte da mistura de secos e outra parte de clara. Repito o processo uma vez mais utilizando o restante dos ingredientes secos e das claras em neve. Transfiro a massa para uma forma redonda com furo no meio de tamanho pequeno. Levo ao forno por aproximadamente 30 minutos. Espeto com um palito para confirmar que o bolo esteja assado e desenformo com ele ainda quente. Depois de frio, cubro com uma calda.

 

 

CALDA:

 

1 gema

raspas de limão + 2 colheres de suco de limão

3 colheres de açúcar

1 colher de café de amido de milho

1 colher de café de essência de baunilha

½ xícara de água

 

MODO DE PREPARO:

 

Bato levemente a gema de ovo e reservo.

 

Numa panela pequena, junto as raspas de limão, o açúcar e o amido de milho. Acrescento a água e o suco de limão e mexo até dissolver bem o amido de milho. Levo ao fogo até levantar fervura. Cozinho por aproximadamente dois minutos. Retiro da panela um pouco menos da metade dessa mistura e deixo esfriar. O restante da mistura pode ficar na panela.

 

Incorporo a parte que esfriou da mistura de limão à gema de ovo (IMPORTANTE: mexer constantemente para que a gema não coagule). Depois que a gema estiver bem incorporada com a mistura de limão despejo a mistura na mesma panela onde ficou o restante da mistura de limão. Cozinho por aproximadamente 3 minutos. Deixar esfriar e cobrir o bolo com a calda. 

 

 

 

Video do preparo:

 

 

Bom apetite! 

 

 

 

 

Please reload

Posts Destaque

Nhoque suflê de espinafre!

May 26, 2017

1/10
Please reload

Posts Recentes

April 6, 2017

Please reload

Busca palavra-chave
Arquivo
Please reload

Instagram