Entrecôte ao molho de vinho tinto!

May 27, 2015

 

Para preparar o molho de vinho tinto, comecei preparando um molho base (molho espanhol) para depois preparar o molho de vinho tinto que, sem dúvidas, é o tchan dessa receita!

 

MOLHO ESPAÑOL

 

 

INGREDIENTES:

 

1 cenoura

1 cebola

1 tomate

bacon (1 tira)

[alho + tomilho + alecrim + sal]

1 colher de sopa de manteiga

1 colher de sopa de farinha

1 colher de sopa de extrato de tomate

 

MODO DE PREPARO:

 

Lavo e corto a cebola e a cenoura em cubinhos pequenos. Retiro a pele e as sementes do tomate e pico em cubos. Corto o bacon em tirinhas. Amasso o dente de alho. Preparo um bouquet com o tomilho e o alecrim. 

 

Numa panela, douro o bacon na manteiga. Acrescento a cenoura e a cebola. Deixo dourar. Incorporo a farinha. Essa mistura forma uma massinha e continuo mexendo para cozinhar. Adiciono o extrato de tomate e o tomate picado. Cubro com água (a receita original indica a utilização de um fundo escuro de carne mas, como eu não havia preparado, usei água mesmo). Acrescento as ervas aromáticas e o alho. Deixo cozinhar por aproximadamente 30 minutos em fogo baixo. Retiro periodicamente a espuma que se forma no molho. Mexo com frequência para evitar a sedimentação da farinha. Depois de pronto, filtro o molho e reservo a parte líquida que será utilizada para a elaboração do molho de vinho tinto.

 

ENTRECÔTE ASSADO

 

2 bifes entrecôte

óleo de girassol ou canola

[sal + pimenta]

 

MODO DE PREPARO:

 

Aqueço uma frigideira com um pouco de óleo de canola. Com o fogo alto, douro os bifes dos dois lados. Tempero com sal e pimenta e levo ao forno já pré-aquecido a 180°C  por aproximadamente 15 minutos.

 

MOLHO DE VINHO TINTO

 

 

INGREDIENTES:

 

1 cebola

1 colher de sopa de manteiga

100 ml de vinho tinto

150 ml de molho espanhol

[sal + pimenta]

 

MODO DE PREPARO:

 

Corto a cebola em fatias finas. Na mesma frigideira onde dourei os bifes, douro a cebola na manteiga. Acrescento um pouco de sal. Adiciono o vinho tinto e deixo o molho ferver em fogo baixo até reduzir aproximadamente metade do líquido. Adiciono o molho espanhol e deixo ferver mais uns minutos até que o molho obtenha uma consistência mais encorpada. Filtro as cebolas e acerto o sal e pimenta. Para fazer uma quantidade de molho de vinho tinto suficiente para dois pratos, utilizei todo o molho espanhol preparado. 

 

Para acompanhar, preparei um purê de batatas e aspargos.

 

Cubro o fundo do prato com o molho, acrescento o bife de entrecot acompanhado de uma colherada generosa de purê e alguns aspargos. 

 

É um prato nada difícil para preparar e delicioso para saborear. Aprendi a receita no Colégio de Gastronomia Gato Dumas. A preparação dos molhos é um pouco trabalhosa, mas o molho agrega um sabor super especial ao prato!

 

E agora, fotos do passo-a-passo:

 

 

 

 

 

 

 

Espero que vocês se animem a fazer! Bom apetite!

 

 

P.S. Essa semana tenho provas no Colégio de Gastronomia e estou bem focada estudando. Ontem fiz a prova teórica (9.3!!!) e hoje tenho a prova prática! A partir de quinta-feira, os posts voltam a programação normal.

 

E obviamente, também teve o imprevisto da súbita falta de ovos aqui em casa porque Mafalda Gourmet resolveu fazer omelete!!!  

 

 

Please reload

Posts Destaque

Nhoque suflê de espinafre!

May 26, 2017

1/10
Please reload

Posts Recentes

April 6, 2017

Please reload

Busca palavra-chave
Arquivo
Please reload

Instagram