- Luisa Zuffo
Entrecôte ao molho de vinho tinto!

Para preparar o molho de vinho tinto, comecei preparando um molho base (molho espanhol) para depois preparar o molho de vinho tinto que, sem dúvidas, é o tchan dessa receita!
MOLHO ESPAÑOL

INGREDIENTES:
1 cenoura
1 cebola
1 tomate
bacon (1 tira)
[alho + tomilho + alecrim + sal]
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de farinha
1 colher de sopa de extrato de tomate
MODO DE PREPARO:
Lavo e corto a cebola e a cenoura em cubinhos pequenos. Retiro a pele e as sementes do tomate e pico em cubos. Corto o bacon em tirinhas. Amasso o dente de alho. Preparo um bouquet com o tomilho e o alecrim.
Numa panela, douro o bacon na manteiga. Acrescento a cenoura e a cebola. Deixo dourar. Incorporo a farinha. Essa mistura forma uma massinha e continuo mexendo para cozinhar. Adiciono o extrato de tomate e o tomate picado. Cubro com água (a receita original indica a utilização de um fundo escuro de carne mas, como eu não havia preparado, usei água mesmo). Acrescento as ervas aromáticas e o alho. Deixo cozinhar por aproximadamente 30 minutos em fogo baixo. Retiro periodicamente a espuma que se forma no molho. Mexo com frequência para evitar a sedimentação da farinha. Depois de pronto, filtro o molho e reservo a parte líquida que será utilizada para a elaboração do molho de vinho tinto.
ENTRECÔTE ASSADO
2 bifes entrecôte
óleo de girassol ou canola
[sal + pimenta]
MODO DE PREPARO:
Aqueço uma frigideira com um pouco de óleo de canola. Com o fogo alto, douro os bifes dos dois lados. Tempero com sal e pimenta e levo ao forno já pré-aquecido a 180°C por aproximadamente 15 minutos.
MOLHO DE VINHO TINTO

INGREDIENTES:
1 cebola
1 colher de sopa de manteiga
100 ml de vinho tinto
150 ml de molho espanhol
[sal + pimenta]
MODO DE PREPARO:
Corto a cebola em fatias finas. Na mesma frigideira onde dourei os bifes, douro a cebola na manteiga. Acrescento um pouco de sal. Adiciono o vinho tinto e deixo o molho ferver em fogo baixo até reduzir aproximadamente metade do líquido. Adiciono o molho espanhol e deixo ferver mais uns minutos até que o molho obtenha uma consistência mais encorpada. Filtro as cebolas e acerto o sal e pimenta. Para fazer uma quantidade de molho de vinho tinto suficiente para dois pratos, utilizei todo o molho espanhol preparado.
Para acompanhar, preparei um purê de batatas e aspargos.
Cubro o fundo do prato com o molho, acrescento o bife de entrecot acompanhado de uma colherada generosa de purê e alguns aspargos.
É um prato nada difícil para preparar e delicioso para saborear. Aprendi a receita no Colégio de Gastronomia Gato Dumas. A preparação dos molhos é um pouco trabalhosa, mas o molho agrega um sabor super especial ao prato!
E agora, fotos do passo-a-passo:






Espero que vocês se animem a fazer! Bom apetite!

P.S. Essa semana tenho provas no Colégio de Gastronomia e estou bem focada estudando. Ontem fiz a prova teórica (9.3!!!) e hoje tenho a prova prática! A partir de quinta-feira, os posts voltam a programação normal.
E obviamente, também teve o imprevisto da súbita falta de ovos aqui em casa porque Mafalda Gourmet resolveu fazer omelete!!!
