Pastéis! Massa caseira!

July 17, 2015

 

Fazer massa de pastel parece ser uma coisa de outro mundo. Não é tão fácil… mas também não é tão difícil. Apesar de ser um pouco trabalhoso, a dedicação é recompensada no final!

 

Essa receita quem me passou foi a minha tia Carmen e ela utiliza xícaras de cafezinho para medidas. Eu usei copinhos de shot aqui em casa, já que é a mesma medida da xícara de cafezinho.

 

 

INGREDIENTES:

 

3 ovos

1 copinho de shot de óleo de canola

1 copinho de shot de cachaça

1 ½ copinhos de shot de água

2 copinhos de shot de leite

2 colheres de chá de sal

1 colher de café de açúcar

farinha de trigo até o ponto

 

MODO DE PREPARO

 

Numa tigela, misturo todos os líquidos, o sal e o açúcar. Incorporo com um garfo até formar um líquido bem homogêneo. Começo a acrescentar farinha de trigo aos poucos até obter uma massa com consistência dura, bem lisinha e que possa ser aberta no rolo. Quando a massa já absorveu toda a farinha colocada e fica com um aspecto bem liso, formo uma bola e deixo a massa repousando por 30 minutos ou mais (até uma hora). Divido a massa em quatro partes e começo a abrir com o rolo. Depois de formar faixas com a massa, continuo esticando no acessório para massas da minha batedeira. Também pode ser feito num cilindro manual ou até mesmo no rolo. Estico a massa até obter a espessura desejada (aproximadamente 2 milímetros). Deixo as massas esticadas sobre uma superfície lisa e enfarinhada. Corto as massas em quadrados com um tamanho aproximado de 20 x 20 cm. Para as massas redondas é só utilizar a boca de um copo, por exemplo, ou utilizar uma tampa com o diâmetro desejado para cortar a massa em forma de círculos.

 

Distribuo então o recheio (que deve estar frio) na lateral da massa. No caso do recheio de carne moída, polvilho um pouco de queijo ralado. Com um pouco de água, molho as pontas dos dedos e começo a umedecer dois lados da massa. Dobro então a massa, pressiono com os dedos para que o pastel fique fechado. Repito esse processo recheando e fechando todos os pastéis. Com um garfo, pressiono as bordas dos pastéis para dar a aparência de pastel caseiro.

 

Submerjo os pastéis em uma panela com abundante óleo quente até que adquiram uma coloração dourada dos dois lados. Deixo escorrer numa travessa forrada com papel absorvente para retirar o excesso de óleo e já! Essas delícias estão prontas para serem degustadas!

 

Vídeo do preparo:

 

 

Bom apetite!!!  

 

 

 

 

Please reload

Posts Destaque

Nhoque suflê de espinafre!

May 26, 2017

1/10
Please reload

Posts Recentes

April 6, 2017

Please reload

Busca palavra-chave
Arquivo
Please reload

Instagram