• Luisa Zuffo

Coxinha!


A receita de hoje é deliciosa e ainda tem participação especial! Minha amiga Michele veio me ensinar a fazer uma coxinha incrível e nos divertimos muito durante todo o processo! O mais legal foi poder degustar coxinhas super gostas no final de tudo! Espero que essa receita sirva de inspiração pro fim de semana! :)

INGREDIENTES

MASSA:

500 ml de água

500 ml de leite

1 fio de óleo

3 batatas medias

1 kg de farinha de trigo

[sal + caldo de galinha]

RECHEIO:

1 peito de frango cozido e desfiado

1 cebola picada em cubinhos

3 colheres de extrato de tomate

[azeite + sal + pimenta + salsinha + cebolinha]

PARA EMPANAR E FRITAR:

2 ovos

farinha de rosca

óleo

MODO DE PREPARO

Refogo uma cebola com um pouco de azeite. Acrescento o frango desfiado, o extrato de tomate, temperinhos diversos e por último salsinha e cebolinha. Para obter um recheio mais cremoso, também é possível acrescentar um pouco de requeijão.

Preparo um purê com as batatas. Numa panela grande, aqueço a água, o leite o óleo. Acrescento o caldo de galinha e uma pitada de sal. Começo a despejar a farinha de trigo aos poucos até engrossar bastante e formar uma bola dentro da panela. Mexo constantemente com uma colher de madeira para “cozinhar” a farinha. Transfiro a massa para uma bancada e começo a incorporar o purê de batatas. Continuo amassando a massa até que ela fique com uma consistência homogênea. Acrescento farinha até chegar ao ponto em que a massa começa a desgrudar facilmente das mãos. A consistência deve permitir que a massa seja moldada no formato de coxinhas. Assim que a massa atinge a consistência correta, começo a formar bolinhas de tamanho médio com a massa. Fazendo isso é mais fácil obter coxinhas com tamanhos similares.

Achato as bolinhas na palma da mão formando um disquinho. Coloco uma colherada de recheio dentro do disco e começo levantar as bordas do disquinho de massa com leves movimentos para fechar a bolinha novamente. Com a bolinha já fechada puxo um pouco de massa das laterais para a parte de cima formando então o biquinho da coxinha. Depois de modelar todas as coxinhas, é hora de empanar! Preparo dois pratos fundos, um com ovos batidos e outro com farinha de rosca. Passo cada coxinha primeiro no ovo batido e depois na farinha de rosca. Com todas as coxinhas empanadas é só fritar! Frito as coxinhas em abundante óleo até que fiquei douradas. Elas devem ficar submersas no óleo. Retiro as coxinhas da panela e deixo descansando numa travessa com papel absorvente para retirar o excesso de óleo antes de servir.

O vídeo:

E já! Deliciosas coxinhas para o fim de semana!

Agradeço a participação mega especial da minha amiga Michele no vídeo de hoje. Ela realmente colocou a mão na massa e eu adorei recebê-la aqui na minha cozinha! Já quero fazer outras receitas! As coxinhas ficaram deliciosas!!!

Posts Destaque
Posts Recentes
Busca palavra-chave
Arquivo
Instagram