Experiência Udon | Udon Experience!

August 17, 2015

Semana passada eu contei na página do facebook do blog que tive a oportunidade de aprender a fazer Udon, um típico macarrão Japonês. Aliás, se você ainda não curtiu a página do blog no facebook, curte lá! É só clicar aqui

 

Em abril eu conheci Sibylle. Ela tinha se mudado recentemente para Montevidéu com o marido, Kazuo. Eles vieram do Japão com o propósito de abrir um restaurante de comida japonesa. O restaurante ainda não está aberto, mas já fazem serviço de catering e oferecem jantares em casa. Quem estiver em Montevidéu e quiser se deliciar com pratos da autêntica cozinha japonesa, pode clicar aqui e aqui para saber o menu da semana e reservar os pratos!

 

Batendo um papo sobre comida em geral, Sybille me contou que era mestre fazendo Udon, um tipo de macarrão muito tradicional na comida japonesa. Eu, obviamente,  fiquei muito curiosa e, quando ela me convidou para aprender a fazer, aceitei na hora! Depois de escrever o manual de pasta fresca (para quem não viu, clique aqui), achei que dominava muito a arte das massas! O udon, contudo, foi uma experiência única! Desde a maneira de amassar até a consistência e o sabor final, o udon tem características muito específicas e que são um pouco diferentes das massas tradicionais. Uma das coisas que mais me chamou a atenção foi o fato de trabalhar muito a massa para desenvolver bastante o glúten. O resultado é uma massa bem elástica e que oferece uma certa resistência ao ser mastigada.

 

 

 

Os ingredientes são bem simples, a massa consiste de farinha de trigo, água e sal. O processo de amassado é bem específico e tem uma etapa que é feita com os pés! :O

 

Eu tirei algumas fotos do processo e vou deixar a descrição do passo-a-passo para quem quiser tentar fazer udon em casa. Também tem como comprar udon pronto, igual macarrão. Não é tão comum nos supermercados do Brasil, mas procurando dá pra encontrar. Especialmente em mercadinhos asiáticos! :)

 

 

 

RECEITA BÁSICA DE UDON

 

INGREDIENTES:

 

500 gramas de farinha de trigo

20 gramas de sal

aproximadamente 220 ml de água

farinha para polvilhar

 

MODO DE PREPARO:

 

Dissolver o sal na água. Numa bacia grande colocar a farinha e acrescentar a água em duas partes. Formar uma farofinha com partículas bem pequenas desmanchando grumos grandes. Juntar então toda a farinha formando uma bola de massa. Colocar a massa dentro de um saco plástico bem resistente. Forrar o chão com um papel e então colocar o plástico com a massa e começar a amassar com os pés formando uma superfície plana e com espessura similar. Com as mãos, fazer duas dobras na massa, do lado direito até o meio e do lado esquerdo até o meio. Com a massa ainda dentro do saco plástico e com as dobras para o chão, repetir o processo de amassado com os pés até abrir novamente a massa. Repetir o processo de dobrar a massa e amassar com os pés por mais duas vezes. Deixar a massa descansar por 15 minutos. Retirar a massa do saco plástico e formar uma bola com a massa tentando não deixar bolhas de ar. Deixar a massa descansando dentro do saco plástico por aproximadamente 1 hora. Polvilhar com farinha uma superfície plana e abrir a massa com um rolo. Formar um círculo com espessura de aproximadamente 8 milímetros. Enrolar a massa e cortar tirinhas de aproximadamente 5 milímetros de espessura. O tempo de cozimento do udon vai variar de acordo com a espessura em que as tirinhas foram cortadas.

 

Uma porção deve ter aproximadamente 130 gramas de massa. 

 

 

 

Enquanto eu abria a minha massa, Kazuo preparou o primeiro prato com Udon para eu experimentar. Uma maneira super simples mas bem interessante de preparar e que fica bem gostoso! Bukkake Shoyu Udon – udon cozido servido com rabanete japonês ralado, molho de soja, cebolinha e limão. 

 

 

 

O segundo prato que provei é uma sopa bem encorpada que se chama Houtou! Estava uma delícia! Tinha cenoura, cebola, rabanete japonês, frango, Miso e um caldo feito com leite de soja.

 

 

Adorei conhecer um pouco sobre Udon, que é tão popular no Japão. Agradeço a oportunidade. Foi muito interessante e uma experiência diferente de tudo o que eu já tinha visto! Sibylle e Kazuo são especialistas em comida japonesa e oferecem pratos da autêntica cozinha japonesa em Montevidéu. 

Once again, many thanks to Sibylle and Kazuo for this amazing experience! I had a great time and really enjoyed learning from you as well as tasting delicious food!

 

E quem quiser aprender a fazer udon com eles e colocar a mão na massa assim como eu, pode participar da UDON HANDS ON EXPERIENCE

 

Eu trouxe minha massa para casa e amanhã entra o passo-a-passo de uma receita deliciosa com udon! :)

Please reload

Posts Destaque

Nhoque suflê de espinafre!

May 26, 2017

1/10
Please reload

Posts Recentes

April 6, 2017

Please reload

Busca palavra-chave
Arquivo
Please reload

Instagram