top of page
  • Luisa Zuffo

Ensopado de feijão branco!


Para aproveitar os últimos suspiros do inverno, decidi preparar uma seleção de sopas/ensopados para esse mês de setembro! Essa é a primeira delas, e toda semana vamos ter uma receita de sopa por aqui até o final do mês! :)

INGREDIENTES:

2 xícaras de feijão branco

1 cebola

1 dente de alho

2 tomates

50 gramas de bacon

{folhas de louro e talos de salsa}

[sal + pimenta + azeite]

1 ½ litro de caldo

MODO DE PREPARO

Deixo os feijões de molho por 12 horas. Corto a cebola em cubinhos pequenos. Descasco e amasso o alho. Tiro a pele dos tomates e as sementes. Pico o tomate em cubinhos pequenos. Corto o bacon em tirinhas. O caldo pode ser o mesmo que eu fiz nesse post aqui, mas também funciona diluir um cubinho de caldo de verduras em água quente. Numa panela com um fio de azeite refogo brevemente o bacon, a cebola, o alho e o tomate. Acrescento então o feijão. Cubro com o caldo e adiciono as folhas de louro e os talos da salsa. Tempero com sal e pimenta, tampo a panela e deixo cozinhar por aproximadamente 1 hora e 20 minutos (ou até que os feijões estejam macios). Mexo de vez em quando e verifico se ainda tem caldo. Caso o líquido seque, acrescento mais água quente até que os feijões estejam bem cozidos.

E já! Essa quantidade rendeu bastante feijão e eu congelei dois potinhos. Para fazer uma porção, ½ xícara de feijão é suficiente! É uma opção prática e deliciosa para ter pronta em casa. E para quem se interessar, esse post aqui fala sobre congelamento de alimentos!

Eu adoro sopas, principalmente no jantar. O marido não gosta tanto de sopas, mas adorou esse feijão e come com arroz, como se fosse o clássico feijão e arroz brasileiro!

Essa receita também aprendi no Colégio de Gastronomia Gato Dumas!

Posts Destaque
Posts Recentes
Busca palavra-chave
Arquivo
Instagram
bottom of page