Rolou no fim de semana... Festival Raíz!

October 6, 2015

 

O plano do fim de semana foi um pouco diferente. Cruzamos o Rio da Prata na sexta-feira e ficamos em Buenos Aires até domingo. Já fazia algum tempo que eu acompanhava as ações de promoção do Festival Raíz nas redes sociais e estava muito curiosa para ver de perto do que se tratava. 

 

O festival começou na quinta-feira (01/10) e terminou no domingo (04/10). Nós passamos boa parte do sábado no parque de exposições onde rolou o evento e eu gravei o que achei mais legal para mostrar pra vocês. Não deixem de assistir o vídeo no final do post! :)

  

O festival Raíz é considerado a grande festa da gastronomia nacional, é um festival no qual estão representados o presente, o passado e o futuro da cozinha argentina. Entre as atrações principais estavam a Ruta Nacional de Fuegos, mostrando 12 técnicas diferentes de cozimento com fogo, e a Ruta Nacional de la Empanada, apresentando toda a diversidade dessa iguaria típica local.

 

Com diversos pavilhões e atrações que compreendiam um enorme mercado com produtos gourmet e deliciosas preparações artesanais, o festival contou também com espaços de bar e aperitivos, estações de harmonização de vinhos onde as novas bodegas apresentam as distinguidas gamas de vinhos argentinos. O festival incluía também palestras, demonstrações culinárias e apresentações artísticas. Com diversos pátios regionais, como o Patio Latino e o Patio Europa, vários ícones da gastronomia mundial também estavam muito bem representados. Um grande sucesso do festival era o Patio Cervecero, que abarcava produtores artesanais de todo o país.

 

 

Um dos espaços mais frequentados sem dúvida foi o Sobre Ruedas. Um pátio dedicado integramente a food trucks. Era um acampamento com 13 barraquinhas que ofereciam diversas delicias da cozinha nacional de maneira criativa e prática.

 

 

 

 

A Ruta Nacional de la Empanada merece um destaque especial. Empanadas representando diversas regiões argentinas marcaram presença no festival com seus sabores incríveis e características únicas. Entre as variedades encontradas no festival estavam as salteñas; tucumanas; litoraleña; patagônica; cordobesa e cuyana. Aqui tem uma entrevista com a campeã das empanadas!  

 

Uma das atrações que mais me chamou a atenção foi a Ruta Nacional de los Fuegos, grande marca da cozinha tradicional argentina. Era uma grande demonstração de distintas maneiras de assar carnes e outros produtos, mas especialmente carnes, no fogo. Esse vídeo aqui (em espanhol) foi o meu favorito. 

 

 

Havia costelas bovinas inteiras assadas com o couro. Tambores onde eram defumados cortes nobres de carne bovina. Caixas tampadas onde se preparavam pato e legumes. Cordeiro assado na crosta de sal grosso e uma infinidade de espetos, grelhas e churrasqueiras que cumpriam muito bem a função de extrair sabores deliciosos! Uma das técnicas mais impressionantes são os frangos inteiros que são pendurados e assados com abóboras.

 

Nossa escolha para o almoço foi um sanduíche de carne de costela e uma porção de cordeiro no sal com creme de milho. A maciez da carne era uma coisa espetacular.

 

 

Foi uma experiência diferente. Eu nunca havia visitado um festival com essas proporções. O parque de exposições fica um pouco afastado de Buenos Aires. Nós viajamos de carro e depois que o GPS encontrou o endereço foi bem fácil de chegar. O parque oferece outras atrações e estava lotado. É um ambiente bem familiar com muitas crianças e organização no capricho. Adorei degustar várias delícias e conhecer um pouco sobre a cultura gastronômica argentina! Espero que vocês gostem do vlog e curtam passear um pouco comigo por alguns dos pavilhões do festival!

 

VLOG: Festival Gastronômico Argentino Raíz!

 

 

Aqui o link direto pro site do festival! :)

 

Boa semana, gente bonita! 

 

 

Please reload

Posts Destaque

Nhoque suflê de espinafre!

May 26, 2017

1/10
Please reload

Posts Recentes

April 6, 2017

Please reload

Busca palavra-chave
Arquivo
Please reload

Instagram