Estágio prático de cozinha!

October 12, 2015

 

Oi gente! Eu estava sumida, mas eu voltei!!! AEEEEEE!!!

 

Como comentei no insta e na página do blog no facebook, a ausência de posts na última semana se deve ao fato de que eu estava fazendo um estágio prático de cozinha no Sofitel Hotel Carrasco Montevideo, um hotel babado, gritaria e confusão aqui de Montevidéu. Voltei e já quero compartilhar com vocês as minhas impressões dessa experiência incrível!

 

O estágio era voluntário e durou duas semanas na cozinha central do Hotel, que é responsável pela comida dos diversos eventos que acontecem lá todos os dias, pelo serviço de quarto e por pratos do bar e do casino. Foram duas semanas muito intensas e cheias de trabalho e até agora não consigo assimilar muito bem o que foi mais impressionante nessa experiência. O estágio tinha uma duração de seis horas diárias (10:00 – 16:00) e, na primeira semana, eu chegava em casa exausta! Na segunda semana, eu já tinha me acostumado com o ritmo e já não estranhava mais ficar tanto tempo em pé! :)

 

Foto meramente ilustrativa 

 

Nenhuma aula teórica prepara para a realidade de uma cozinha profissional e menos ainda para uma cozinha do tamanho da cozinha do Sofitel. Uma das coisas mais chocantes a principio pra mim eram as quantidades. O tamanho das panelas, a infinidade de aperitivos. Um dia, eu estava encarregada de preparar 120 mini sanduiches e preparei o meu espaço de trabalho com todos os ingredientes e achei que estava arrasando fazendo quatro sanduichinhos por vez. A supervisora veio, olhou meu esquema de organização e disse: não, para tudo! Limpa toda essa bancada e trabalha em série de verdade, abra 60 pães, passe manteiga nos 60, coloque queijo, coloque presunto, feche, armazena e já. Bem diferente de fazer só um prato!

 

O sub chefe também sempre aparecia para ensinar a fazer as coisas e obter um resultado melhor e mais eficiente. Achei incrível ver como cada pessoa operava de maneira independente e coordenada para conseguir atender toda a demanda.

 

Estive diretamente envolvida na preparação de uma infinidade de mini sanduiches: de nozes, mel e queijo azul; de queijo cremoso com ervas e salmão defumado; de presunto e queijo; croque monsieur (receitas no blog em breve). Também fiz rolinhos de salmão defumado com queijo cremoso e caviar; trouxinhas de massa filo com salmão ao vapor e queijo cremoso; canapés de camarão ao molho coquetel decorados com crispe de cebolinha; cestinhos de parmesão com tartar de tomate e queijo decorados com folhas de manjericão fritas; gaspacho de melão com menta e crispe de jamón crudo; macarons recheados com redução de queijo azul cremosa; bruschetas com molho coquetel e mini camarões; tempura de vegetais; e uma bechamel com cinco litros de leite.

 

E as atividades variaram muito, desde limpar vários quilos de camarão até lavar várias caixas de alface e preparar diversos alimentos, limpando, cortando, ralando etc. Também aprendi a dominar as fritadeiras tamanho industrial fritando arancini. Deu tempo até de aprender a atender o telefone da cozinha (e qual estagiário não atende telefone?).

 

Estar exposta a um ambiente altamente profissional com uma produção massiva de alimentos é simplesmente impressionante. Nada era em escala mini. Tudo era feito em grandes quantidades. Acompanhei até o passo-a-passo da preparação de hambúrgueres desde temperar a carne, moldar, embalar, rotular e congelar (eram 15 kg de carne e 4,5 kg de bacon na mistura)!!!

 

O saldo dessas duas semanas certamente foi positivo! Adorei fazer parte de um time de profissionais capacitado e com tantas responsabilidades! Adorei sentir a adrenalina que foi a linha de produção para servir 160 pratos com o mesmo padrão e com a mesma qualidade num esforço conjunto e de maneira tão ágil. Foi incrível ter a oportunidade de trabalhar com ingredientes que não são tão comuns no meu cotidiano. E foi ótimo vivenciar o agito de uma cozinha profissional!

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Posts Destaque

Nhoque suflê de espinafre!

May 26, 2017

1/10
Please reload

Posts Recentes

April 6, 2017

Please reload

Busca palavra-chave
Arquivo
Please reload

Instagram