• Luisa Zuffo

Pão com mix de sementes!


A receita de hoje é um pão caseiro delicioso com mix de sementes! Eu usei batedeira para fazer a massa e cilindro para sovar, mas dá pra fazer na mão sem problemas! Nada melhor do que um delicioso pão caseiro para acompanhar o café da tarde!

E quem me mandou essa receita foi a super nutricionista Marcela Laner, colaboradora mais do que especial do blog! :) Valeu Mag, a receita é um sucesso!

INGREDIENTES:

3 xícaras de farinha integral

1 ½ xícara de farinha de aveia

6 colheres de sopa de açúcar mascavo

1 colher de sopa rasa de sal

1 pacotinho de fermento biológico (10 gramas)

1 colher de sopa de amaranto

1 colher de sopa de sementes de girassol

1 colher de sopa de gergelim

1 colher de sopa de chia

¾ xícara de óleo de canola (pode ser outro óleo vegetal)

600 ml de água morna

farinha branca até o ponto

[½ xícara de café + sementes de girassol + gergelim branco e preto]

MODO DE PREPARO

Coloco todos os ingredientes na tigela da batedeira e bato com o gancho até obter uma massa bem homogênea. Acrescento farinha branca aos poucos até obter uma massa firme. Eu precisei bem mais farinha branca para dar o ponto do que eu imaginei que seria necessário, então, se você quiser um pão com maior quantidade de farinha integral, recomendo começar a receita com 4 xícaras de farinha integral ao invés de 3. Transfiro a massa para uma tigela untada com um pouquinho de óleo de canola, cubro com pano e deixo crescer até dobrar de tamanho (aproximadamente 1 hora). Depois que a massa já está crescida, divido em quatro partes iguais e sovo no cilindro até obter uma massa com consistência suave. Dou o formato aos pães (também dá sovar a massa na mão e estirar com um rolo).

Quando já tenho os quatro pães enrolados preparo uma bandeja com um mix de gergelim branco e gergelim preto. Pincelo os pães com café e rolo cada pão nas sementes para formar uma crosta. Também preparo uma bandeja com sementes de girassol e repito o processo de pincelar o café e rolar na semente com os dois pães restantes. Faço então pequenos cortes transversais nos pães, cubro com um pano e deixo repousar por aproximadamente 1 hora. Quando os pães já estão crescidos, levo para assar em forno médio por aproximadamente 45 minutos. E depois de assados, já! Estão prontinhos para serem degustados!

Espero que vocês se animem a testar essa receita! Pão caseiro tem um sabor super especial e o mix de semente deu uma textura incrível para esses pães!

Bom apetite! :)

Posts Destaque
Posts Recentes
Busca palavra-chave
Arquivo