top of page
  • Luisa Zuffo

Vaca atolada (costela com mandioca)!


A mistura de mandioca com costela não tem erro! É um prato sucesso absoluto e com certeza entra na minha lista de comidas favoritas! A vaca atolada é um prato delicioso e extremamente prático de fazer! Não precisa de acompanhamento porque já é uma refeição completa! As proporções listadas nos ingredientes servem aproximadamente 4 porções.

Não é tão fácil conseguir mandioca aqui no Uruguai. Eu já havia comprado mandioca duas vezes e, quando ia cozinhar, percebia que as raízes estavam muito manchadas, murchas demais ou com um aspecto diferente do esperado. Dessa vez, fui à feira e depois de cortar algumas raízes, deu pra atestar a qualidade das raízes antes de comprar.

INGREDIENTES

1 kg costela bovina

1 kg mandioca

1 cebola

vinho tinto

1 lata de tomates sem pele e sem sementes em cubos

2 folhinhas de louro

salsinha

[azeite + sal + pimenta]

MODO DE PREPARO

Descasco as raízes de mandioca e faço pedaços de aproximadamente cinco centímetros de comprimento. Coloco a mandioca para cozinhar na panela de pressão por 20 minutos. Espero a pressão sair para que eu possa abrir a panela e retirar a mandioca. Escorro a água e reservo a mandioca cozida.

Aqueço uma panela de fundo grosso e com diâmetro suficiente para que todas as costelas entrem e encostem no fundo da panela sem ficarem amontoadas umas sobre as outras. Acrescento um pouco de azeite na panela. Como eu comprei uma tira de costela inteira, corto no espaço entre cada osso para fazer pedaços individuais. Tempero as costelas com sal e pimenta e as coloco na panela quente. O objetivo dessa etapa é selar a costela e deixar a carne bem dourada. Viro as costelas e deixo dourar do outro lado. Acrescento então a cebola cortada em cubinhos pequenos e o alho. Mexo algumas vezes até a cebola começar a murchar. Acrescento então o vinho tinto e deixo ferver até evaporar o álcool. Embora o vinho não seja um ingrediente obrigatório e a receita funcione do mesmo jeito sem ele, o álcool ajuda a levantar todos os sabores da preparação e o resultado final fica extremamente saboroso.

Junto, então, os tomates em cubos (uma lata de tomates é equivalente a aproximadamente 5 tomates), a mandioca cozida e o louro. Cubro a preparação com água, tampo e deixo cozinhar por 40 minutos. Mexendo de vez em quando e sempre revisando se ainda tem líquido suficiente na panela. Acrescento água quando necessário. Quando as costelas estiverem extremamente macias e a preparação adquira consistência cremosa, é sinal de que está pronto! Acrescento então salsinha picada e essa delícia já pode ser servida!

Um último detalhe: às vezes, a mandioca não cozinha tão bem a ponto de ficar desmanchando, mas o ideal é que fique bem macia. Não tem muita regra sobre o que é certo ou errado, depende do gosto de cada um. O tempo de cozimento da mandioca pode variar de variedade para variedade e não dá muito para precisar um tempo exato para garantir que mandioca vai mais ou menos consistente. Se as raízes forem frescas e de boa qualidade, podem desmanchar-se durante um cozimento tão longo quanto o da vaca atolada. O que não é ruim, porque assim a preparação vai ter uma cremosidade incrível.

Espero que vocês curtam essa receita tanto quanto eu! E se você também adora vaca atolada, me conta aqui nos comentários! Bom apetite!!!

Posts Destaque
Posts Recentes
Busca palavra-chave
Arquivo
Instagram
bottom of page