Torta de berinjela e abobrinha!

November 26, 2015

 

Essa torta foi inspirada numa foto que eu vi no Instagram. Não achei a foto agora para marcar aqui, mas já adianto que ficou tão gostosa e tão vistosa que vai virar uma dessas receitas coringas para fazer em ocasiões especiais. Ou não, porque é tão simples de fazer que dá pra fazer toda hora! :)

 

UPDATE: A foto que eu tinha visto era do Gui Poulain

 

INGREDIENTES

 

1 berinjela

2 abobrinhas

5 tomates

1 dentes de alho

tomilho

alecrim

manjericão

[sal + açúcar + pimenta + azeite]

massa para torta (eu comprei a massa pronta, mas super funciona fazer a massa com essa receita aqui)

 

MODO DE PREPARO

 

Para preparar o molho de tomate, corto os tomates no meio e trituro no processador. Funciona bater no liquidificador também. Douro dois dentes de alho amassados com um pouco de azeite. Acrescento os tomates batidos, uma pitada de açúcar, sal e pimenta. Deixo cozinhar em fogo baixo até apurar. O molho deve ter uma consistência mais grossinha. Quando o molho de tomate já está quase no ponto, pico grosseiramente algumas folhas de manjericão e coloco no molho.

 

Começo a preparar a berinjela e as abobrinhas. Faço um corte transversal e depois começo a fazer finas fatias. Cortei com a faca mesmo porque não tenho um mandolino, mas essas fatias poderiam ser feitas no mandolino facilmente (com cuidado: geralmente as lâminas são super afiadas!).

 

Coloco a massa numa assadeira untada e forrada com papel manteiga. Como a base do recheio da torta vai ser um líquido (o molho), é importante pré-assar a massa antes de colocar o recheio. Levo a massa ao forno já pré-aquecido por aproximadamente 8 minutos. Retiro a massa do forno e despejo o molho de tomate em cima da massa.

 

Começo a fazer um rolinho alternando fatias de berinjela e abobrinha na minha mão e, quando o rolinho tiver aproximadamente 4 centímetros de diâmetro, coloco o rolinho no centro da forma em cima do molho e da massa. A partir daí vou alternando fatias de berinjela e abobrinha (com a casca para cima) e formando a torta até ocupar toda a superfície da assadeira. Depois de completa, tento encaixar todas as fatias extras na entre os espacinhos livres que ficaram na torta. Os vegetais murcham um pouco depois de assados e para que a torta fique com uma aparência bonita é melhor que as fatias estejam bem justas. Adiciono então as ervas aromáticas: alecrim, tomilho e manjericão. Tempero com sal e pimenta e rego com azeite. Levo para assar com forno a 180 °C por 45 minutos.

 

E depois de assado, prontinho! É só servir! Os legumes ficam bem suculentos porque o molho de tomate aporta sabor e umidade à torta. Tive um pouco de dificuldade para cortar fatias bonitas. Acho que funcionaria melhor com a torta fria. Mas de sabor... hummm! Sério, façam em casa e me contem!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Jamis foi minha convidada mais que especial para degustar essa delícia e pode comprovar aqui nos comentários que a receita está aprovada! :-)

 

 

 

 

Please reload

Posts Destaque

Nhoque suflê de espinafre!

May 26, 2017

1/10
Please reload

Posts Recentes

April 6, 2017

Please reload

Busca palavra-chave
Arquivo
Please reload

Instagram