- Luisa Zuffo
Pudim congelado (sorvetão)!

Depois de deliciosas e frias férias o calor do verão Uruguaio nos recebeu de braços abertos. E para refrescar esse calor, nada melhor do que uma receita com gostinho de infância e bem gelada! Na minha casa a gente conhece como pudim congelado mas eu sei que muitos chamam de sorvetão. Independente do nome, eu garanto que essa receita vai agradar todo mundo na sua casa também!
INGREDIENTES
2 latas de leite condensado
1 latas de leite (mesma medida da lata de leite condensado)
5 ovos
8 colheres de sopa de açúcar
1 lata de creme de leite
1 fava de baunilha
CALDA
1 xícara de açúcar
½ xícara de água
4 colheres de sopa de chocolate em pó


MODO DE PREPARO
Começo preparando a calda. Numa panelinha coloco o açúcar, a água e o chocolate em pó. Assim que começar a ferver deixo apurar por alguns minutos (entre 5 e 7 min). Despejo a calda na forma de pudim e vou girando a forma para cobrir toda a superfície com calda (a calda é bem quente, usar uma luva para não queimar as mãos!). Caso a calda fique muito líquida é só colocar a forma no congelador enquanto prepara os cremes que ela vai endurecendo. Para preparar os cremes separo as claras das gemas. Numa panela coloco as gemas, o leite, o leite condensado e a baunilha (quem não tiver fava de baunilha pode colocar 1 colher de chá de essência de baunilha). Mexo com um fuet para desmanchar bem as gemas e formar um creme homogêneo. Continuo mexendo constantemente com uma espátula até que o creme comece a levantar fervura. Quando aparecem as primeiras borbulhas de fervor já desligo o fogo. Para preparar o creme branco: na batedeira bato as claras com o açúcar. Acrescento o açúcar aos poucos em três etapas enquanto as claras estão batendo. Quando as claras já estão com uma consistência firme desligo a batedeira e acrescento o creme de leite. Incorporo com uma espátula mesmo e fazendo movimentos envolventes. Misturo então o creme de gemas com o creme de claras. Despejo essa mistura na forma coberta com a calda e levo para o congelador preferencialmente de um dia para o outro. Para servir é só colocar a forma congelada sobre a chama do fogão, aquecer um pouquinho o fundo e então desenformar o pudim. A calda fica linda e deliciosa!
Eu não me lembro quando tinha sido a última vez que comi pudim congelado (ou sorvetão, como muitos conhecem!). Adorei fazer essa receita!
E aqui o vídeo com o passo-a-passo da receita!



Bom apetite! :)