• Luisa Zuffo

Homus!


Eu adoro homus. É uma opção deliciosa de aperitivo! O homus nada mais é do que uma pastinha de grão-de-bico que pode ser acompanhada de pão pita, legumes como cenoura, brócolis e salsão para uma opção mais light de aperitivos ou então deliciosas torradinhas. Eu adoro comer com pão pita e azeite, mas como não tinha pão aqui em casa servi com torradinhas mesmo.

INGREDIENTES

200 gramas de grão-de-bico

2 colheres de sopa de tahini (pasta de gergelim)

2 dentes de alho

azeite de oliva

suco de 1 limão

[sal + pimenta + folhas de louro]

páprica e salsinha para decorar.

MODO DE PREPARO

Deixo o grão-de-bico de molho na água de um dia para o outro. Escorro a água, lavo bem os grãos e coloco para cozinhar numa panela com água até cobrir os grãos, uma pitada de sal, folhas de louro e duas pimentas secas. Assim que os grãos estiverem cozidos (aproximadamente 40 minutos), escorro a água, deixo os grãos esfriarem e retiro a casca. Para retirar a casca basta esfregar os grãos uns nos outros. Também funciona colocar os grãos num pano de prato e esfregar com as mãos até a casca soltar. Se os grãos estiverem cozidos demais eles vão se desmanchar no momento da fricção e vai ter um pouco mais difícil de tirar a casca.

Num processador coloco o grão-de-bico cozido e descascado e acrescento então o tahine, o alho, o suco de limão, um pouco de azeite de oliva e o sal. Processo tudo até formar uma pasta bem homogênea. Caso a pasta esteja muito firme, acrescentar um pouco de água até obter a consistência desejada. Transferir para uma tigela ou prato, decorar com azeite de oliva, grão-de-bico, páprica e salsinha picada.

Também funciona preparar homus com grão-de-bico que já vem cozido e enlatado. É ainda mais prático!

Posts Destaque
Posts Recentes
Busca palavra-chave
Arquivo
Instagram