• Luisa Zuffo

Ceviche de peixe!


O ceviche é um dos pratos mais típicos da cozinha peruana e consiste no marinado de peixes e mariscos com limão e temperados com pimentas e cebola. Existem receitas clássicas de ceviche e existem versões mais modernas, com frutas tropicais, por exemplo, que produzem combinações interessantes e saborosas.

A receita de hoje é um ceviche clássico de linguado.

INGREDIENTES:

200 gramas de linguado fresco

1 cebola roxa

1 pimentão vermelho

2 dentes de alho

2 limões

1 batata-doce

50 gramas de milho

1 pimenta (ají rocoto)

alface

coentro

[sal + pimenta]

MODO DE PREPARO:

Coloco a batata-doce numa assadeira e levo ao forno até espetar com um garfo e não encontrar resistência. Deixo esfriar, descasco e pico em pedaços pequenos. Reservo. Também funciona preparar esse ceviche com batatas ao invés de batata-doce.

Eu comprei peixe fresco e os filés já estavam limpos. Pico o peixe em tiras de 1,5 centímetros de largura por 3 centímetros de comprimento. Espremo os limões e reservo o suco. Eu prefiro colocar os dentes de alho inteiros para poder retirar depois, mas se você gostar de alho, é só picar bem picadinho para incorporar na marinada. Nesse momento, também pico a pimenta. Eu não encontrei pimenta rocoto aqui, que é uma das pimentas mais usadas para preparar ceviche no Peru, então usei uma pimentinha caiena seca. Deixo o peixe marinando com o alho, a pimenta e o suco de limão.

Enquanto isso, corto a cebola roxa em tirinhas finas. Lavo o alface. Pico o coentro. Pico o pimentão vermelho em cubinhos bem pequenos. Misturo todos os ingredientes, com exceção da alface, e tempero com sal e pimenta. Para servir, coloco pedaços de alface no fundo do prato e colheradas de ceviche em cima. E já!

É um prato leve e bem refrescante, ideal para esses dias de calor intenso!

Posts Destaque
Posts Recentes
Busca palavra-chave
Arquivo
Instagram