• Luisa Zuffo

Pasta de berinjela (babaghanoush)!


Pasta de berinjela (babaghanoush)!

Essa é uma pastinha deliciosa para acompanhar torradinhas ou pão sírio. Pode ser uma entradinha caprichada e faz bonito numa mesa de petiscos!

INGREDIENTES

2 berinjelas

3 dentes de alho

suco de 1 limão

1 colher de chá de tahini (pasta de gergelim)

salsinha

[sal + pimenta + azeite]

MODO DE PREPARO

Pré-aqueço o forno a 180 °C. Faço pequenos furos na casca da berinjela com a pontinha de uma faca. Coloco uma gradezinha sobre a chama do fogão e disponho as berinjelas sobre a chama acesa. Com uma pinça vou girando as berinjelas para que elas “queimem” de forma homogênea. Depois que a casca já está bem pretinha, transfiro as berinjelas para uma assadeira e levo para o forno de 20 a 30 minutos. A berinjela precisa estar bem assada e bem molinha para que seja mais fácil retirar a casca. Nessa mesma assadeira coloco alguns dentes de alho para assar também.

Retiro as berinjelas do forno e deixo esfriar. Pico a salsinha bem fininha. Espremo o limão. Descasco e amasso os dentes de alho assados. Com as berinjelas já frias, corto elas ao meio no sentido transversal e retiro toda a polpa com uma colher (cuidando para não pegar parte da casca queimada para não agregar um sabor amargo ao babaghanoush). Transfiro toda a polpa da berinjela para um processador e junto todos os outros ingredientes, com exceção da salsinha. Processo até obter uma mistura homogênea. Transfiro então para o recipiente onde vou servir minha pastinha, acrescento a salsinha, rego com um pouco de azeite e decoro com mais salsinha picada por cima. E já. Essa deliciosa pastinha de berinjela já está prontinha!

Bom apetite! :)

Posts Destaque
Posts Recentes