5 melhores parrillas em Montevidéu!

March 12, 2016

 

Eu, como boa gaúcha, adoro um churrasco! Pode ser uma picanha, um galeto, uma linguicinha. Mas se for uma costela, melhor ainda! O Uruguai é reconhecido internacionalmente pela ótima qualidade de suas carnes. E é verdade. Dá pra comprar carnes excelentes no supermercado e o preço não é exorbitante. E uma das razões que justificam a qualidade superior da carne uruguaia é o fato do gado ser criado solto em campo aberto e a alimentação ser baseada em pasto natural.

 

O churrasco aqui no Uruguai é chamado de asado e é uma expressão da identidade nacional. As churrascarias são conhecidas como parrillas e, diferentemente do Brasil, não costumam ser do modelo rodízio. Você pede a carne que quiser no ponto que preferir e junto aos acompanhamentos que escolher.

 

Em sua grande maioria, o asado é feito com carnes bovinas colocadas em uma grelha sobre brasas de lenha de verdade. Nada de carvão. A utilização de uma lenha de qualidade tem um grande impacto no resultado do churrasco. Por aqui não é tão comum o uso dos espetos. A lenha fica numa lateral da churrasqueira e, quando se forma a brasa, o churrasqueiro a arrasta para debaixo da grelha e da carne. É difícil de explicar, mas com a foto dá pra entender.

 

 

Um asado completo no Uruguai tem desde miúdos (especialmente mollejas – pâncreas), linguiças, morcilhas, entrecôtes, costelas e até vegetais diversos assados na brasa assim como boniatos al plomo  (batata-doce assada enrolada no papel alumínio e regada com manteiga e ervas) ou boniatos glaseados (batata-doce caramelizada).

 

 

 

 

Os assadores (churrasqueiros) são figuras respeitadas por aqui e diz a lenda que uma pessoa pode até se converter num cozinheiro, mas os assadores já nascem com esse talento. Nos churrascos em família, que acontecem com muita frequência nas casas dos uruguaios, é bem comum aplaudirem o assador quando o churrasco estiver servido. Aprendi isso com Jamis num churrasco feito por Pablo na casa deles!

 

Se alguém me pedir para identificar uma característica do Uruguai, dentre todas as que eu poderia escolher, a mais forte é uma memória olfativa que já tenho impregnada para sempre! Na sexta-feira à noite, a cidade fica tomada por uma névoa de fumaça gerada por todas as parrillas acesas ao mesmo tempo. Essa névoa se perpetua geralmente por todo o fim de semana e o cheiro do domingo é claramente o cheiro de lenha. Dizem que onde há fumaça, há fogo. No Uruguai, onde tem fumaça, tem churrasco!

 

 

Eu e o marido, como bons apreciadores de churrasco, lamentamos não ter uma churrasqueira em casa. Enquanto isso, saímos para testar as churrascarias por aí. Nossa listinha com nossas cinco parrillas favoritas inclui a La Pulperia, a La Otra e o El Palenque no Mercado do Porto, o Uruguay Natural Parrilla Gourmet e o Primuseum.

 

A Pulperia é uma churrascaria tradicional em Montevidéu. Eles não fazem reservas e tem algumas poucas mesas na calçada mesmo. O mais legal é a experiência de sentar no balcão, de frente pra parrilla e acompanhar o assador, que já trabalha lá há 20 anos controlando o fogo e preparando as carnes literalmente na sua frente. Na minha humilde opinião, é a melhor carne de Montevidéu. <3 (Não aceitam cartão de crédito/débito. O pagamento só pode ser feito em dinheiro). E vale ressaltar que é um lugar bem simples, com zero glamour, bem apertadinho, e sem ar condicionado. Quem quiser sentar, tem que chegar cedo, porque sempre tem fila do lado de fora e uma galera esperando lugar pra conseguir um lugar.

 

Endereço: Lagunillas 448 esq. J. Nunez | Punta Carretas 

 

A churrascaria La Otra também tem carnes de excelente qualidade. Oferecem também uma seleção de saladas mais elaboradas e o boniato glaseado deles é sensacional. Também não aceitam cartão. É uma ótima pedida para um almoço no fim de semana. No coração de Pocitos, tem um ambiente super agradável e até o pão das entradinhas com vinagretes de tomate e salsinha são deliciosos.

 

Endereço: Tomás Diago, 758 | Pocitos

 

O mercado do porto, que fica na Ciudad Vieja, é uma experiência a parte. A gente não frequenta muito, mas quem tá por aqui de passeio tem que ir. Vai sair de lá defumado, mas é literalmente o maior número de parrillas por metro quadrado do Uruguai. Quando temos visita, geralmente comemos no El Palenque. Vale a pena pedir vários tipos de cortes para provar de tudo um pouco! E tem que dar uma chance pras mollejas! Outro corte que também vale a pena provar é o matambrito de cerdo. Aceita cartão.

 

Endereço: Pérez Castellano, 1579 | Mercado do Porto

 

O Uruguai Natural se autodenomina uma Parilla Gourmet, e além de carnes, oferece opções de pastas frescas com molhos tradicionais no menu. Uma boa pedida para quem quer provar várias carnes é o Brasero (seleção de vários cortes que inclui também uma salada e batatas fritas) e que funciona como uma degustação. Serve até três pessoas. Fica em Punta Carretas, pertinho do Shopping e tem um ambiente diferenciado. O bom atendimento também merece destaque, assim como a lista de sobremesas que homenageia os ritmos musicais tradicionais uruguaios. Uma das opções é uma sinfonia de doce de leite em quatro texturas diferentes. Ou seja: pura tentação. Também aceita cartão.

 

Endereço: Héctor Miranda 2432esq. Ellauri | Punta Carretas

 

Com uma proposta um pouco diferente, o Primuseum (também localizado na Ciudad Vieja) oferece um menu fechado acompanhado de show de Tango ao vivo. Abre de quintas a domingos, somente a noite. Funciona numa espécie de museu. A família colecionava antiguidades e decidiu usar essas peças para compor a decoração do restaurante. Um empreendimento familiar, e hoje número 1 no Trip Advisor. O menu oferece 6 passos com 4 entradas, prato principal e sobremesa com direito a bebidas incluídas no preço final. O vinho da casa é um Tannat engarrafado com um rótulo exclusivo para o Primuseum. É o tipo de evento que agrada turistas e locais. Já fomos duas vezes e além da comida ser deliciosa, do ambiente ser muito agradável, destaco o atendimento. Santiago é um querido! Aceita pagamento com cartão.

 

Endereço: Pérez Castellano 1389 | Ciudad Vieja

 

 

 

É bom lembrar que ainda tá valendo o desconto do Imposto sobre Valor Agregado (IVA), de 18,5%, que é cobrado sobre qualquer compra!

 

Uma lei de benefício ao turista garante a devolução do IVA a pessoas físicas não residentes que efetuem pagamento com cartões de crédito ou débito emitidos no exterior. Na maioria dos cartões de crédito, o desconto já aparece automaticamente no comprovante. A conta chega, acrescentamos os 10% de gorjeta e o valor final cobrado é menor do que o valor inicial da conta. É sempre uma alegria! Hehehe! O benefício é válido para serviços gastronômicos prestados por restaurantes em geral.

 

Depois de tantas opções, duvido que teve alguém que não ficou com vontade de provar uma parrilla uruguaia! :)

Please reload

Posts Destaque

Nhoque suflê de espinafre!

May 26, 2017

1/10
Please reload

Posts Recentes

April 6, 2017

Please reload

Busca palavra-chave
Arquivo
Please reload

Instagram