Volcán de dulce de leche!

April 8, 2016

 

 

Uma das delicias mais famosas do Uruguai é o doce de leite. Com uma consistência bem espessa e uma cor linda eu até hoje não me cansei de comparar marcas e texturas. Uma das iguarias no quesito sobremesa por aqui são o que a gente conhece como Petit Gateou. Também aparece na versão clássica com chocolate, mas sem dúvidas a versão mais popular por essas bandas é o vulcão de doce de leite.

 

Resolvi fazer em casa e aproveito para compartilhar a receita com vocês! É muito prático de fazer e a lista de ingredientes é mínima! Vocês também tem que testar em casa!

 

INGREDIENTES

 

1 ovo

2 gemas

400 gramas de doce de leite

2 colheres de sopa de farinha de trigo

 

 

 

MODO DE PREPARO

 

Bato o ovo e as gemas até que dupliquem de tamanho. Não precisa bater na mão, dá pra usar uma batedeira de mão, por exemplo. Adiciono o doce de leite e misturo até obter uma mescla homogênea. Adiciono a farinha em duas partes e incorporo tudo bem direitinho na mistura. Unto forminhas com manteiga e enfarinho. Eu usei 5 forminhas. Pré-aqueço o forno a 200 °C. Coloco as forminhas numa assadeira e levo para assar. O cozimento é muito rápido, os bolinhos ficam no forno entre 8 e 10 minutos. O ideal é que as bordas estejam cozidas e já descolando da forminha mas o interior ainda esteja líquido. Toda a mágica acontece quando o volcán é servido e ao cortar o miolo escorre pelo prato. Dá para ir testando até conhecer o forno. Tirar o primeiro com 8 minutos e ver o que acontece! É uma sobremesa que deve ser servida imediatamente. Quando os bolinhos saem do forno, já devem ser desenformados e servidos acompanhados de uma bola de sorvete (aqui geralmente o volcán é servido com sorvete de banana). Eu não tinha sorvete em casa e polvilhei açúcar de confeiteiro por cima.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tá, depois de ver a lista de ingredientes não tem como não fazer essa delícia em casa também!

 

Bom apetite!

Essa receita foi tirada do livro La Huella. É um livro que foi escrito em conjunto pelos gênios do restaurante que fica em Jose Ignacio (considerado o melhor restaurante do Uruguai e o 11º melhor restaurante da América Latina. O meu livro tá até autografado pelo Martin Pittaluga! <3

 

Please reload

Posts Destaque

Nhoque suflê de espinafre!

May 26, 2017

1/10
Please reload

Posts Recentes

April 6, 2017

Please reload

Busca palavra-chave
Arquivo
Please reload

Instagram