Risoto de frango com funghi!

April 19, 2016

 

 

INGREDIENTES 

 

½ cebola

1 dente de alho

½ peito de frango

100 gramas de funghi desidratado

½ xícara de queijo parmesão

200 gramas de arroz arbóreo

1 xícara de vinho branco

1 cápsula de açafrão

2 colheres de manteiga

salsinha

[azeite + sal + pimenta]

caldo de legumes

 

caldo de legumes:

 

2 cenouras

1 cebola

2 talos de alho poró

talo de salsa + tomilho

água

 

 

MODO DE PREPARO

 

Começo preparando o caldo de legumes. Pico grosseiramente as cenouras, a cebola e os talos de alho poró. Numa panela, com um pouco de azeite, refogo os legumes e não deixo dourar. Adiciono 1 litro e meio de água fria. Coloco os talos de salsa e o tomilho e deixo ferver em fogo baixo por aproximadamente 40 minutos. Passo o caldo por uma peneira e mantenho o caldo aquecido numa panela no fogão ao lado da panela do risoto.

 

Com o caldo já encaminhado, começo a preparação dos ingredientes para o risoto. Pico a cebola em cubinhos pequenos. Lavo os cogumelos em água corrente. Coloco numa tigelinha e cubro com água fervente para hidratar. Reservo. Pico o peito de frango em cubinhos. Tempero com sal e pimenta. Ralo o queijo. Pico a salsinha. Escorro os cogumelos e reservo o líquido. Pico os cogumelos em pequenos pedaços.

 

Numa panela com um pouco de azeite, douro o frango. Retiro da panela, transfiro para um prato e reservo. Na mesma panela onde dourei o frango, douro a cebola. Quando a cebola já está dourada, acrescento o arroz. Refogo o arroz por aproximadamente 5 minutos. Acrescento então o vinho branco. Deixo o vinho evaporar e acrescento os cogumelos picados. Tempero com sal e pimenta. Começo a adicionar o caldo com uma concha. Adiciono também o líquido da hidratação dos cogumelos. Mexo constantemente o risoto e, sempre que o líquido seja absorvido, adiciono mais caldo. Quando o risoto começa a ficar cremoso, mas ainda não está cozido, adiciono então o açafrão e incorporo o frango já grelhado no arroz. Continuo adicionando caldo e mexendo até que o arroz esteja al dente. Coloco então a manteiga, o queijo parmesão ralado e a salsinha. Incorporo tudo bem direitinho, desligo o fogo e tampo a panela. Deixo o risoto tampado por aproximadamente 5 minutos. E já! Está prontinho para servir. E caso o risoto tenha ficado muito encorpado, dá sempre pra adicionar um pouquinho mais de caldo para fazer com que ele fique mais cremoso e não fique empapado! 

 

E na eventualidade de ter sobrado risoto, uma ótima solução é fazer bolinhos de arroz empanados. Já até dei essa dica aqui no blog nesse post.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Posts Destaque

Nhoque suflê de espinafre!

May 26, 2017

1/10
Please reload

Posts Recentes

April 6, 2017

Please reload

Busca palavra-chave
Arquivo
Please reload

Instagram