- Luisa Zuffo
Risoto de frango com funghi!


INGREDIENTES
½ cebola
1 dente de alho
½ peito de frango
100 gramas de funghi desidratado
½ xícara de queijo parmesão
200 gramas de arroz arbóreo
1 xícara de vinho branco
1 cápsula de açafrão
2 colheres de manteiga
salsinha
[azeite + sal + pimenta]
caldo de legumes
caldo de legumes:
2 cenouras
1 cebola
2 talos de alho poró
talo de salsa + tomilho
água
MODO DE PREPARO
Começo preparando o caldo de legumes. Pico grosseiramente as cenouras, a cebola e os talos de alho poró. Numa panela, com um pouco de azeite, refogo os legumes e não deixo dourar. Adiciono 1 litro e meio de água fria. Coloco os talos de salsa e o tomilho e deixo ferver em fogo baixo por aproximadamente 40 minutos. Passo o caldo por uma peneira e mantenho o caldo aquecido numa panela no fogão ao lado da panela do risoto.
Com o caldo já encaminhado, começo a preparação dos ingredientes para o risoto. Pico a cebola em cubinhos pequenos. Lavo os cogumelos em água corrente. Coloco numa tigelinha e cubro com água fervente para hidratar. Reservo. Pico o peito de frango em cubinhos. Tempero com sal e pimenta. Ralo o queijo. Pico a salsinha. Escorro os cogumelos e reservo o líquido. Pico os cogumelos em pequenos pedaços.
Numa panela com um pouco de azeite, douro o frango. Retiro da panela, transfiro para um prato e reservo. Na mesma panela onde dourei o frango, douro a cebola. Quando a cebola já está dourada, acrescento o arroz. Refogo o arroz por aproximadamente 5 minutos. Acrescento então o vinho branco. Deixo o vinho evaporar e acrescento os cogumelos picados. Tempero com sal e pimenta. Começo a adicionar o caldo com uma concha. Adiciono também o líquido da hidratação dos cogumelos. Mexo constantemente o risoto e, sempre que o líquido seja absorvido, adiciono mais caldo. Quando o risoto começa a ficar cremoso, mas ainda não está cozido, adiciono então o açafrão e incorporo o frango já grelhado no arroz. Continuo adicionando caldo e mexendo até que o arroz esteja al dente. Coloco então a manteiga, o queijo parmesão ralado e a salsinha. Incorporo tudo bem direitinho, desligo o fogo e tampo a panela. Deixo o risoto tampado por aproximadamente 5 minutos. E já! Está prontinho para servir. E caso o risoto tenha ficado muito encorpado, dá sempre pra adicionar um pouquinho mais de caldo para fazer com que ele fique mais cremoso e não fique empapado!
E na eventualidade de ter sobrado risoto, uma ótima solução é fazer bolinhos de arroz empanados. Já até dei essa dica aqui no blog nesse post.





















