Festival Gastronômico Đgusto!

May 1, 2016

 

  

Ontem aconteceu em Carrasco o Festival Gastronômico Đgusto Montevideo. A proposta do evento era aproveitar a tendência de comida de rua e reunir num mesmo espaço produtores, carrinhos de comida, chefs renomados, chefs emergentes e amantes da boa comida para promover a cultura gastronômica no Uruguai e proporcionar um evento aberto ao público e com uma grande diversidade de delícias!

 

 

 

O festival começou a partir do meio dia e durava até as oito da noite. Fui com Mag, minha amiga do Brasil, e com Álvaro, que trabalha no Brio comigo e também é fotografo. Álvaro fez todas as fotos do post! :) E essa programação cultural/gastronômica foi para fechar com chave de ouro a visita da Mag no Uruguai. Fiz a cobertura completa do evento no snapchat (os vídeos ainda estão lá, caso vocês queiram assistir! O usuário é luisazuffo)!

 

Foi ótimo colocar rostos por detrás dos nomes que já conhecemos através das redes sociais! E foi muito legar ver tanta gente com propostas bacanas reunidas num só lugar. Vou comentar por aqui as coisas mais bacanas que vi por lá!

 

Teve uma aulinha das gurias da Cocinita de Urtubey, um projeto que é voltado para crianças e adolescentes e incentiva hábitos alimentares saudáveis além de estimular o contado das crianças com a própria comida. Eles oferecem aulinhas depois da escola, aniversários e várias outras propostas onde as crianças cozinham e se deliciam com os resultados da brincadeira mais que divertida que é cozinhar.

 

 

 

O stand do Quiero Huerta en Casa tem uma proposta super bacana. Eu conheci o projeto pelo instagram e já tinha recomendado para algumas amigas. Minha amiga Lu até tem uma hortinha deles em casa. A proposta dessa galera é incentivar as pessoas a terem sua própria hortinha em casa. Apesar dos cuidados que uma horta requer, não importa o espaço que você tenha disponível, eles dão um jeito de propor um projeto que de adeque as suas necessidades. A ideia por trás da proposta é ajudar com o primeiro passo, dando as ferramentas necessárias para que as pessoas possam disfrutar em casa dos benefícios de colher suas próprias frutas e verduras orgânicas de maneira saudável e natural.

Foto: @quierohuertaencasa

 

Na categoria mercado, vimos vários stands fofos, como, por exemplo, o Masala Haus, com uma proposta de vender ingredientes que sejam saudáveis e gourmet. O Volverás a mi, uma boutique de chocolate que fica na cidade velha, também tinha um stand por lá e estava vendendo deliciosos chocolates.

 

 

 

 

A oferta de comida era ampla e o destaque vai para os guris do PROVACA e para o FUTURO REFUERZOS. O PROVACA servia um sanduiche com um bifão e umas costelinhas de cordeiro que estavam apenas sensacional! E o hambúrguer do Futuro Refuerzos já tinha até aparecido no blog nesse post aqui.

 

 

 

 

 

 

 

Um dos encontros que eu mais estava esperando era com a galera do Banquete. Um projeto super legal para quem quer se aventurar mais na cozinha, mas ainda se sente um pouco intimidado. O Banquete propõe um menu com uma receita e o passo-a-passo completo e entrega na sua casa uma caixa com todos os ingredientes já medidos e pesados para você preparar a sua comida. As receitas são muito apetitosas e o projeto é muito bacana. Fiquei muito feliz em conhecer a Martina pessoalmente.

 

 

 

E uma última novidade direto do festival. Eu ainda não sabia, mas está quase no ar um aplicativo para celular chamado TANNAPP que promete ser uma plataforma virtual para a difusão do turismo enológico no Uruguai. A proposta é difundir os vinhos uruguaios e todos os destinos turísticos associados aos vinhos! E, num futuro próximo, a intenção é que o Tannapp seja uma ferramenta dinâmica que permita ao usuário selecionar lugares para visitar, atividades para realizar e vinhos para degustar, tudo de uma maneira espontânea, ágil e de fácil acesso. Adorei a proposta, já estou aguardando a versão do aplicativo para iphone para poder baixar!

 

 

Enfim, resumindo muito, a Degusto foi uma experiência incrível! Nem mesmo a organização do evento esperava tantas pessoas! A comunidade abraçou o projeto e compareceu em peso! Nas próximas edições, gostaríamos de ver mais e mais atores do cenário gastronômico envolvidos e participando do projeto! Aproveito para parabenizar Lucia e toda a equipe da organização do evento. Foi um prazer disfrutar de um evento tão bacana! Já aguardando ansiosa pelas próximas edições do Festival Gastronômico Degusto.

 

 

E um agradecimento muito especial ao meu amigo Alvaro, o fotografo responsável por todos os clicks do post! Facebook e Instagram

 

Please reload

Posts Destaque

Nhoque suflê de espinafre!

May 26, 2017

1/10
Please reload

Posts Recentes

April 6, 2017

Please reload

Busca palavra-chave
Arquivo
Please reload

Instagram