• Luisa Zuffo

Sopa de batata e alho-poró (vichyssoise)!


Tá oficialmente aberta a temporada de saladas invernais e sopas! O outono chegou chegando por aqui e eu que adoro uma sopa, um creme ou um ensopado já estou aproveitando o clima mais frio para comer caldos quentinhos! A boa notícia é que tradicionalmente a vichysoisse é uma sopa servida fria, que também pode ser consumida quente. Então, mesmo se aí onde você mora estiver fazendo muito calor, você também pode se deliciar com essa sopa cremosa de alho-poró e batata! :)

INGREDIENTES

100 gramas de alho-poró

50 gramas de manteiga

50 ml de vinho branco

250 ml de caldo de legumes

100 gramas de batata

100 ml de creme de leite

[sal + pimenta + azeite de oliva]

MODO DE PREPARO

Lavo e limpo direitinho o alho-poró, descarto as folhas e corto o talo em rodelas. Descasco a batata e corto em pedaços não muito grandes.

Numa panela coloco a manteiga e refogo o alho-poró. Tempero com sal e pimenta e adiciono então o vinho branco. Espero o vinho evaporar, adiciono o caldo de verduras (para aprender como preparar caldo de verduras, clique aqui) e deixo ferver em fogo baixo por aproximadamente 5 minutos. Adiciono então as batatas e deixo cozinhar (também em fogo baixo) por aproximadamente 10 minutos (ou até que as batatas estejam macias e cozidas). Processo a mistura com um mixer e adiciono o creme de leite. Acerto o sal e a pimenta. Para servir, adiciono um fio de creme de leite e outro de azeite e complemento com croutons.

Posts Destaque
Posts Recentes
Busca palavra-chave
Arquivo
Instagram