• Luisa Zuffo

Marmelos assados [Membrillos al horno]!


Oi gente! Nem tinha percebido, mas tô numa sequência de receitas bem uruguaias! :)

Eu nunca tinha visto um marmelo "ao vivo" antes de me mudar pro Uruguai. Comprei e nem sabia muito bem o que esperar. Primeiro achei que não estivessem maduros. Aguardei, cortei, experimentei e vi que não ia rolar. Pesquisei e descobri que não é uma fruta pra comer tipo pera e maças com suculentas mordidas. Tem que ter uma preparação. Escolhi fazer assados no forno. Simples e deliciosos! Mas acho que um dos destinos mais comuns da fruta é a marmelada, que é apenas o parzinho do queijo colonia na versão uruguaia do nosso 'Romeu e Julieta' conhecido como Martín Fierro!

INGREDIENTES

1 kg de marmelos

60 gramas de manteiga

100 gramas de açúcar

20 ml de óleo de canola

[ramas de canela + cravos]

MODO DE PREPARO

Lavo bem os marmelos, corto cada marmelo em aproximadamente seis pedaços formando gomos e retiro as sementes. Misturo todos os ingredientes numa bacia. Transfiro para uma assadeira. Cubro com papel alumínio e levo pro forno (já pré-aquecido a 180C) por aproximadamente 20 minutos. Retiro o papel alumínio e volto a assadeira pro forno até que os marmelos adquiram uma coloração douradinha.

Para servir é só salpicar um pouco de açúcar de confeiteiro por cima, ou fazer como eu e servir com uma colherada de chantili batido na hora (creme de leite fresco + açúcar de confeiteiro + essência de baunilha).

Achei super interessante trabalhar com um ingrediente que não conhecia. Não sabia por exemplo que a casca do marmelo que é meio amarelo esverdeada teria uma pigmentação vermelha depois de assada. Se você também fizer essa receita, vou adorar saber como ficou!

Posts Destaque
Posts Recentes
Busca palavra-chave
Arquivo