Batata-doce gratinada com sálvia!

June 14, 2016

 

Aqui no Uruguai a batata-doce laranjada é bem comum. Conhecida como boniato zanahoria (batata-doce cenoura) e caramelizada é servida até como acompanhamento de churrasco. Já falei onde encontrar a minha favorita nesse post aqui, com dicas de 5 lugares deliciosos pra comer churrasco em Montevidéu.

 

Enfim, essa receita usa um ingrediente bem comum com um temperinho diferente. O sabor fica especial! E ainda é super fácil de fazer!

 

INGREDIENTES

 

3 batatas-doces

2 ramas de sálvia

3 dentes de alho

[sal + pimenta]

200 ml creme de leite

 

 

MODO DE PREPARO

 

Pré-aqueço o forno a 200 C. Lavo as batatas e não tiro a casca. Corto as batatas em rodelas não muito grossas e nem muito finas (aproximadamente 5 milímetros de espessura). Também dá pra cortar com um mandolim.

 

Numa tigela, misturo as batatas, a sálvia picada, o alho amassado e tempero com sal e pimenta. Numa travessa que pode ir ao forno vou colocando as rodelas de batata-doce inclinadas formando uma fileira ao redor da travessa (na foto dá pra ver melhor!). Repito o processo até encaixar todas as batatas na travessa. Adiciono qualquer pedacinho de alho ou sálvia que tenha ficado na tigela por cima das batatas. Cubro a travessa com papel alumínio e levo para assar por aproximadamente 45 minutos. Retiro o papel alumínio, despejo o creme de leite sobre as batatas e volto a travessa pro forno por 25 minutos. O creme já deve estar com uma consistência mais grossinha. Espeto com a ponta de uma faca em diversos lugares para ter certeza que a batata está bem cozida. Para servir é só salpicar sálvia fresca picada por cima. É um acompanhamento delicioso para uma carne, por exemplo!

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Posts Destaque

Nhoque suflê de espinafre!

May 26, 2017

1/10
Please reload

Posts Recentes

April 6, 2017

Please reload

Busca palavra-chave
Arquivo
Please reload

Instagram