- Luisa Zuffo
Batata-doce gratinada com sálvia!

Aqui no Uruguai a batata-doce laranjada é bem comum. Conhecida como boniato zanahoria (batata-doce cenoura) e caramelizada é servida até como acompanhamento de churrasco. Já falei onde encontrar a minha favorita nesse post aqui, com dicas de 5 lugares deliciosos pra comer churrasco em Montevidéu.
Enfim, essa receita usa um ingrediente bem comum com um temperinho diferente. O sabor fica especial! E ainda é super fácil de fazer!
INGREDIENTES
3 batatas-doces
2 ramas de sálvia
3 dentes de alho
[sal + pimenta]
200 ml creme de leite

MODO DE PREPARO
Pré-aqueço o forno a 200 C. Lavo as batatas e não tiro a casca. Corto as batatas em rodelas não muito grossas e nem muito finas (aproximadamente 5 milímetros de espessura). Também dá pra cortar com um mandolim.
Numa tigela, misturo as batatas, a sálvia picada, o alho amassado e tempero com sal e pimenta. Numa travessa que pode ir ao forno vou colocando as rodelas de batata-doce inclinadas formando uma fileira ao redor da travessa (na foto dá pra ver melhor!). Repito o processo até encaixar todas as batatas na travessa. Adiciono qualquer pedacinho de alho ou sálvia que tenha ficado na tigela por cima das batatas. Cubro a travessa com papel alumínio e levo para assar por aproximadamente 45 minutos. Retiro o papel alumínio, despejo o creme de leite sobre as batatas e volto a travessa pro forno por 25 minutos. O creme já deve estar com uma consistência mais grossinha. Espeto com a ponta de uma faca em diversos lugares para ter certeza que a batata está bem cozida. Para servir é só salpicar sálvia fresca picada por cima. É um acompanhamento delicioso para uma carne, por exemplo!






