Bolinho de tangerina!

June 17, 2016

 

Bolo de tangerina com azeite de oliva e  iogurte!

 

INGREDIENTES

 

3 ovos

400 gramas de açúcar

raspas das cascas de 3 tangerinas

90 ml de azeite de oliva

300 gramas de farinha

180 gramas de amido de milho

2 colheres de fermento em pó

1 pitada de sal

240 gramas de iogurte natural

suco de 2 tangerinas

 

cobertura

 

suco de 1 tangerina

açúcar de confeiteiro até dar o ponto

 

 

MODO DE PREPARO

 

Pré-aqueço o forno a 180 ºC. Exprimo o suco das tangerinas. Minhas tangerinas estavam maduras demais e quando eu começava a raspar as cascas elas simplesmente de desmanchavam. Tirei o excesso da parte branca das cascas e piquei com uma faca o que não consegui ralar. Se as tangerinas não estiverem tão maduras vai ser mais fácil conseguir as raspas das cascas.

 

Na batedeira junto os ovos e o açúcar e bato até obter uma mistura fofa e esbranquiçada. Adiciono as raspas/cascas das tangerinas. Com a batedeira em movimento adiciono o azeite de oliva em forma de fio para formar uma emulsão. Fora da batedeira, junto a farinha de trigo, o amido de milho, o sal e o fermento em pó e vou peneirando sobre a massa incorporando também o iogurte de forma alternada. Uma parte de farinha, uma parte de iogurte, uma parte de farinha, uma parte de iogurte. Incorporo então o suco das tangerinas, misturo tudo muito bem com uma espátula e transfiro para uma assadeira untada e enfarinhada. Levo para assar por aproximadamente 40 minutos.

 

Depois é só desenformar e se deliciar! Para fazer a cobertura usei o suco de uma tangerina e fui adicionando açúcar de confeiteiro. Minha cobertura ficou bem fininha, mas se você quiser fazer uma cobertura grossa e consistente vai adicionando açúcar até o momento que seja bem difícil misturar os dois ingredientes. Aí sim, coloque a cobertura sobre o bolo e ela vai escorrer formando uma capa grossa e secar. :)

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Posts Destaque

Nhoque suflê de espinafre!

May 26, 2017

1/10
Please reload

Posts Recentes

April 6, 2017

Please reload

Busca palavra-chave
Arquivo
Please reload

Instagram