Curry de grão-de-bico e abóbora!

June 27, 2016

 

A palavra curry pode  significar duas coisas diferentes. É um condimento, geralmente de cor amarelada, feito a partir de vários temperos em pó e, também, é o nome de um prato que utiliza essa mistura de temperos, geralmente ensopados.

 

A receita de hoje é uma versão vegetariana de um curry (ensopado) com grão-de-bico e abóbora. Para fazer o prato, vou usar o curry (mistura de temperos) em pó que já comprei pronta.

 

O curry de grão-de-bico com abóbora é ideal para aquecer nesses dias de friozinho. :)

 

 

INGREDIENTES

 

1 cebola

2 colheres de sopa de óleo de coco

1 pedacinho de gengibre

2 dentes de alho

1 colher de sopa cheia de curry

1 lata de tomates pelados (ou 5 tomates sem casca e sem sementes picados)

400 gramas de abóbora japonesa

250 gramas de grão de bico

400 ml de caldo de legumes (ou água)

250 ml de leite de coco

[sal + pimenta + coentro + folhas de louro + pimenta desidratada]

 

 

MODO DE PREPARO

 

Deixo o grão-de-bico de molho na água de um dia para o outro. Escorro a água, lavo bem os grãos e coloco para cozinhar em uma panela com água até cobrir os grãos, folhas de louro e pimenta caiena desidratada. Assim que os grãos estiverem cozidos (aproximadamente 40 minutos), escorro a água, deixo os grãos esfriarem e retiro a casca. Para retirar a casca, basta esfregar os grãos uns nos outros. Também funciona colocar os grãos num pano de prato e esfregar com as mãos até a casca soltar. Mas, se os grãos estiverem cozidos demais, eles vão se desmanchar no momento da fricção e vai ter um pouco mais difícil de tirar a casca. (fotos aqui)

 

Descasco a abóbora. Para facilitar na hora de descascar, coloquei água para ferver numa panela grande, mergulhei a abóbora inteira na água fervente e deixei imersa por aproximadamente seis minutos. Retirei a abóbora da panela, passei por água fria e então descasquei. Depois de descascada, pico a abóbora em cubos grandes (aproximadamente 3 x 3 cm).

 

Pico uma cebola em cubinhos pequenos. Acrescento o óleo de coco numa panela e refogo a cebola. Quando a cebola começa a dourar, acrescento os dentes de alho amassados e o gengibre ralado. Adiciono, então, o curry e refogo bem. Junto os tomates picados, a abóbora, o grão de bico, o leite de coco e o caldo (tem receita de caldo nesse post aqui, mas dá pra usar água e também funciona!). Tempero com sal e pimenta. Tampo a panela e deixo cozinhar por aproximadamente 30 minutos mexendo ocasionalmente para ter certeza que nada vai grudar no fundo da panela. Depois desse período o caldo já deve ter engrossado, as abóboras já estão cozidas e a preparação já está pronta! Antes de servir provo e acerto o sal e a pimenta.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O curry pode ser servido com arroz branco ou arroz integral, quinoa e com o naan, um tipo de pãozinho indiano! E, para decorar, uso várias folhas de coentro fresco.

 

O curry certamente é um tempero que não está presente nos pratos que eu cozinho no dia-a-dia. Mas, às vezes, é bom explorar sabores diferentes ou até desconhecidos. Pra quem não provou, fica a dica de um novo estímulo para as papilas gustativas! E pra quem já sabe que gosta, fica aqui uma opção vegetariana, fácil de fazer e bem saborosa!

 

 

 

 

 

 

Please reload

Posts Destaque

Nhoque suflê de espinafre!

May 26, 2017

1/10
Please reload

Posts Recentes

April 6, 2017

Please reload

Busca palavra-chave
Arquivo
Please reload

Instagram