Post especial: 2 anos de Uruguai!

August 28, 2016

 

Nesse mês de agosto, completamos nosso segundo aniversário morando em Montevidéu! Gente, o tempo passa muito rápido! Eu me lembro que no nosso último dia em Washington eu estava chorando as pitangas me despedindo de amigas muito queridas e sem conseguir imaginar muito o que me esperava por aqui. Na segunda semana aqui, escrevi um mega email e mandei para uma galera contando nossas primeiras impressões da cidade (é isso já é uma tradição! Ainda tenho as versões que escrevi sobre Georgetown – Guiana e sobre Washington – DC. É bem engraçado reler esses relatos depois de um tempo. Muita coisa muda, mas algumas coisas que eram impressionantes na chegada acabam fazendo parte do nosso cotidiano com o tempo...).

 

Enfim, só tenho a agradecer! Foram dois anos sensacionais e eu sei que ainda tenho muito pra conhecer! Não sabemos exatamente quanto tempo vamos ficar por aqui, mas espero que seja pelo menos mais um ano! <3

 

Montevidéu é uma cidade cheia de atributos positivos. Poderia escrever muito pra justificar porque sou tão feliz aqui e porque gosto tanto da cidade. Mas decidi fazer um top 5 com as primeiras coisas que vieram a minha cabeça quando surgiu a ideia de fazer esse post. E se fosse pra resumir mesmo, diria que gosto de Montevidéu pela qualidade de vida... dá pra viver muito bem por aqui. Não é barato, pelo contrário, essa foi uma das coisas que mais me surpreendeu quando nos mudamos pra cá. O custo de vida é alto. Mas Montevidéu proporciona a possibilidade de se viver muito bem.

 

 

Vou listar 5 coisas que acho que facilitaram nossa adaptação na cidade.  Não estão necessariamente numa ordem específica, mas todas são praticamente indispensáveis! Hehehe

 

No. 1 Doce de leite

 

Nesses dois anos de Uruguai, aprendi que o doce de leite uruguaio é o melhor do mundo. O doce de leite por aqui tem uma consistência diferente. Um sabor diferente. Está presente em tantas sobremesas sensacionais... como por exemplo: o volcán de Dulce de leche... ou nas panquecas... e até no rocambole! Sério, não tem erro! É uma iguaria e tanto. Tinha que aparecer no meu top 5!

 

 

 

 

 

No. 2 Churrasco

 

Ainda na categoria gastronômica, sou obrigada a falar do churrasco. Até já fiz post com minhas 5 “churrascarias” favoritas em Montevidéu e é um dos posts mais acessados do blog! A carne é de excelente qualidade. E assar carne é uma arte que o uruguaio domina! Não temos churrasqueira em casa e pra gente já é meio tradição comer um “asado” no domingo. Um dos diferenciais sem dúvida é assar com lenha. E recomendo provar cortes não tão nobres. Muitas vezes a costela vai ser até mais sensacional do que entrecote. Comer carne tá bem no topo da nossa lista de coisas favoritas pra fazer no Uruguai!

 

 

 

No. 3 Vinhos

 

E os vinhos?! Tenho que falar dos vinhos, mas tenho que expandir o tema e falar das vinícolas também. Já falei várias vezes no blog que uma das minhas missões é conhecer o maior número de bodegas possíveis enquanto morar aqui. A maioria das bodegas uruguaias são empreendimentos familiares. São lugares cheio de história, que passam de geração a geração, que tem um charme muito especial. O legal é ouvir a história em primeira mão, fazer uma visita guiada entre os parreirais, conhecer as cavas e fechar com chave de ouro degustando vinhos de ótima qualidade. Não posso deixar de mencionar o Tannat, vinho já comumente associado com o Uruguai. Não tenho dúvidas que o charme, cuidado e capricho de todas as bodegas que eu já conheci até agora foram um fator que contribui muito para fazer eu me apaixonar por esse país!

 

 

 

 

 

No. 4 A Rambla

 

A Rambla! Eu nem sabia o que eram ramblas antes de eu me mudar pro Uruguai. Quando contei para uma amiga coreana/argentina que estava me mudando pra Montevidéu ela me disse: Lo mas lindo de Montevidéu es la Rambla! Fiz uma cara de interrogação e só quando cheguei entendi do que é que ela estava falando. A rambla é basicamente uma avenida costeira ao longo do Rio de la Plata com calçadões e praias que abraçam a cidade. São mais de 22 quilômetros de extensão e essa avenida beira-rio ilustra inúmeros cartões-postais ícone da cidade. De vários pontos da Rambla, dá pra ver o pôr-do-sol sensacional que acontece no Rio de la  Plata. A Rambla muda de nome em cada região e serve de ponto de encontro pra galera. E o povo vai pra Rambla. Pra pescar, pra fazer exercício, jogar bola na prainha, passear com os cachorros, tomar mate, lagartear no sol. Eu sempre digo que não tem como se perder em Montevidéu, mais cedo ou mais tarde você vai acabar caindo na Rambla!

 

 

No. 5 Os uruguaios!

 

E aí já entro no último dos meus cinco pontos favoritos do Uruguai: os uruguaios. Os uruguaios são únicos. E se não fossem os uruguaios, tenho certeza que não me sentiria tão bem por aqui. Eles são “tranqui”. Quase todos andam por aí carregando uma cuia de chimarrão e uma térmica embaixo do braço com a maior naturalidade. Os uruguaios adoram os brasileiros. E os uruguaios são muito simpáticos. E essa simpatia é diretamente proporcional ao bom clima. No inverno, todo mundo fica mais ranzinza, mas cinzento. No verão, todo mundo vai pras praias. Fala alto, desce pra Rambla, vai pra rua. Os restaurantes colocam mesinhas nas calçadas, todo mundo começa a praticar esportes ao ar livre. É sensacional. É só falar que somos brasileiros que sai pelo menos uma palavra em português. Os uruguaios gostam de música brasileira, das praias brasileiras e dos brasileiros. Não tem como não gostar dos uruguaios também. A minha experiência na escola de gastronomia, na academia, na rua, com a galera do supermercado, com o pessoal da feira é sempre muito positiva. Não tenho do que reclamar. Acho que isso faz mais fácil ser feliz. Menos complicado. E esbanjar essa alegria que se sente é até mais simples.

 

 

 

 

 

 

 

Ah, muito obrigada Uruguai! Por tantos lugares bonitos, por tantas experiências especiais, por tantos momentos inesquecíveis e pela acolhida tão calorosa! Obrigada por receber tão bem os forasteiros e ser esse lugar onde todo mundo pode se encontrar e ser feliz! Foram dois anos incríveis. E queremos mais!

 

 

 

 

Please reload

Posts Destaque

Nhoque suflê de espinafre!

May 26, 2017

1/10
Please reload

Posts Recentes

April 6, 2017

Please reload

Busca palavra-chave
Arquivo
Please reload

Instagram