Mussaca | Lasanha de Berinjela!

April 19, 2017

 

 

Gente bonita, finalmente um post com receita!!! Faz muito tempo que queria compartilhar essa receita com influencias que remetem à cozinha do oriente médio. É uma espécie de lasanha de berinjela, com uma carninha bem temperada, fácil de fazer e muito deliciosa! Fiz até vídeo pro Youtube com o passo-a-passo! Não sei se vocês se lembram, mas o blog tem um canal no youtube, que tava meio abandonado mas, ó, vai voltar cheio de conteúdo legal! Então, pode se inscrever lá! :)

 

Ingredientes

 

4 berinjelas

1 cebola

2 dentes de alho

4 tomates

400 gramas de carne moída de porco

300 gramas de carne moída de vaca

60 ml de vinho tinto

2 colheres de amido de milho

sal, pimenta, páprica, canela, manjericão, orégano, tomilho

azeite de oliva

 

1 colher de manteiga

1 colher de farinha de trigo

500 ml de leite

 

300 gramas de queijo ralado

manteiga para untar a assadeira

 

 

 

MODO DE PREPARO

 

Pico a cebola em cubinhos pequenos. Corto os tomates em gomos, retiro as sementes e pico a polpa em cubinhos. Amasso dois dentes de alho. Pico manjericão, orégano e tomilho frescos bem pequeninho. Se não tiverem as ervas frescas, as desidratadas funcionam super bem. Fatio as berinjelas com aproximadamente 3 milímetros de espessura. Dá pra fatiar com a faca mesmo, mas uma mandolina facilita muitíssimo o trabalho. Espalho as fatias de berinjela numa assadeira e salpico com sal. A berinjela solta um pouco de água e consequentemente libera seu amargor.

 

Numa panela mais larga do que alta, coloco um pouco de azeite, adiciono a cebola, coloco um pouco de sal para acelerar o refogado, adiciono o alho, a carne moída e os temperos frescos. Acrescento, então, os tomates, a páprica, a canela, sal e pimenta. Misturo bem, tampo a panela e deixo cozinhando por aproximadamente 15 minutos. Junto então o amido de milho dissolvido no vinho tinto e deixo cozinhar por mais 15 minutos.

 

Numa frigideira, aqueço um pouco de azeite e passo as fatias de berinjela dos dois lados. Não precisa deixar dourar. Repito o processo com todas as fatias de berinjela e reservo.

 

Preparo um molho branco básico, feito com partes iguais de manteiga e farinha de trigo. Junto a manteiga e a farinha de trigo numa panela e cozinho por alguns minutos sempre mexendo. Não deixo pegar cor. Adiciono então o leite quente e cozinho até engrossar. É bom mexer o tempo todo, pois, se parar de mexer, o leite pode subir. Tempero com sal, pimenta e noz-moscada.

 

Para a montagem da mussaca, unto uma assadeira com manteiga, forro com uma camada de berinjelas, adiciono então uma camada de carne e salpico queijo ralado. Repito as camadas até usar toda a berinjela. Cubro então com o molho branco, salpico com queijo ralado e levo ao forno por aproximadamente 40 minutos ou até que a mussaca esteja bem gratinada.

 

 

 

Ah, e aproveito para agradecer minha companheira especial de gravações, minha amiga Marci! Muito obrigada pela companhia, pelos snaps gravados, pelo bate-papo e por ser a cobaia oficial do resultado! :) 

 

 

 

 

Please reload

Posts Destaque

Nhoque suflê de espinafre!

May 26, 2017

1/10
Please reload

Posts Recentes

April 6, 2017

Please reload

Busca palavra-chave
Arquivo
Please reload

Instagram